Total de visualizações

!!

!!

Sérgio Aguiar propõe e valor da água e da energia elétrica pode ser reduzido para as empresas




As empresas cearenses poderão ter reduzido o valor que pagam de água e esgoto à Cagece e de energia elétrica à Enel Brasil. Projetos de lei neste sentido tramitam na Assembleia Legislativa. De autoria do deputado Sérgio Aguiar, as proposições devem ser discutidas e votadas nos próximos dias em sessão virtual dos parlamentares estaduais.

Antes, Sérgio Aguiar havia apresentado proposta apenas relacionada à água e ao esgoto, mas ampliou A SUSPENSÃO temporária da COBRANÇA à energia elétrica, o que recebeu o imediato apoio da classe produtiva do Ceará. Após serem aprovados pelo plenário, os projetos irão para sanção do governador Camilo Santana.

Com a provável sanção governamental serão beneficiados os estabelecimentos cearenses da indústria, comércio, serviços e do turismo. Hoje, eles pagam as contas pelo sistema de demanda contratada. As proposições querem que os valores sejam por consumo, como nas residências.

A diferença é porque as empresas estão fechadas por decreto do governador Camilo Santana nesta luta contra o coronavírus, então, não utilizam a rede de esgoto nem CONSOMEM água e energia elétrica, mesmo assim a conta chega como se estivessem funcionando.

Para o parlamentar do PDT, as propostas chegam em boa hora porque “o Ceará vive um momento de isolamento social para evitar a proliferação do coronavírus”. A nova lei valeria desde o último dia 19, data do primeiro decreto governamental, que fechou as atividades não essenciais cearenses, caindo para zero o processo produtivo dos segmentos empresariais. 

Sérgio Aguiar diz que a modalidade de cobrança de tarifas por demanda contratada, neste momento, “é inadequada e desproporcional ao que é, efetivamente, consumido pelos estabelecimentos empresariais”. Para o parlamentar, “ SOMENTE a união de todos fará com que a vitória seja obtida diante do novo coronavírus e a economia se recupere com a maior rapidez possível”.
Finalizando, ele disse que o Ceará tem tomado medidas que minoram a situação, “preservando vidas e buscando manter o equilíbrio econômico-financeiro e social do Estado”.