Total de visualizações

!!

!!

Entrevista: Dia 26 de maio Dia do Primeiro capitão-mor, o fundador do Ceará; o "Guerreiro Branco"!



A nossa reportagem entrevistou nesta terça-feira (26/05) o renomado advogado Dr. Rômulo Alexandre Soares, nascido em Portugal, residente na capital cearense, cujo conceituado jurista faz parte de um grupo que preserva a memória de Martim Soares Moreno, guerreiro que fundou o Ceará, lutando contra as tropas da França. Martim Soares é também o famoso "Guerreiro Branco" do Romance do escritor José de Alencar.
 
No dia 26 de maio celebra-se no Ceará o Dia Martim Soares Moreno, na mesma data em que ele foi, no ano de 1619, nomeado pelo Rei Felipe II, o primeiro capitão-mor do Siará. Durante toda a semana será celebrada a memória desse herói da pátria numa programação diversificada  Organizado pelo grupo: Martim Soares Moreno: o guerreiro e fundador do Ceará e Câmara Brasil Portugal no Ceará.
 
Conforme a Lei Nº 16.891, de 23 de maio de 2019, de autoria do deputado Romeu Aldigueri e sancionada pelo governador Camilo Santana, foi instituído no âmbito do estado do Ceará o Dia Martim Soares Moreno a ser celebrado anualmente em 26 de maio, data em que o mesmo foi nomeado o primeiro capitão-mor do Siará.   

Todos os detalhes com o advogado Dr. Rômulo Alexandre Soares, sobre esse vulto histórico, fundador do Ceará, com importância nacional por sua vida de guerreiro e intrinsecamente ligado ao município de Ipu, através do Romance Iracema do escritor José de Alencar.

Um pequeno histórico do nosso entrevistado: Rômulo nasceu em Moçambique e veio morar no Brasil ainda criança, em 1980. De Boa Vista, Roraima, mudou-se com seus pais para Fortaleza em 1984, sendo torcedor do Ferroviário desde a época que morou na Barra do Ceara. Perfil: Rômulo Alexandre cursou a Faculdade de Direito da UFC, onde foi líder estudantil no Centro Acadêmico Clovis Beviláqua, formando-se em 1994. Desde então, aproximou-se das atividades ligadas ao direito internacional, tendo sido consultor no Centro Internacional de Negócios da Fiec.

Ouça na sonora abaixo a entrevista especial na íntegra: