Uma enorme polêmica foi gerada após nota publicada por coordenador pedagógico, em nome da Secretaria Municipal de Educação de Ipu, deixando transparecer nas entrelinhas que o professor seria o principal responsável pela evasão de alunos e a insuficiência nos resultados de aprendizagem. Professora de forma incontinenti rechaçou as declarações infelizes.
Abaixo as duas notas, sem tirar e nem pôr uma vírgula, ponto e etc, etc. Quem está com a razão? Faça sua conclusão.
Olá meus companheiros e companheiras de trabalho! Bom dia!
Estamos vivendo novos tempos na Educação. Um desafio novo mas que com nosso compromisso, responsabilidade, competência e nossa vontade de fazer o melhor por nossas crianças e jovens, com certeza de mãos unidas compartilhando nossas angustias e nossas conquista poderemos fazer muita diferença na vida dessas pessoas, dando a elas a oportunidade de sonhar e não desistir nunca dos seus objetivos.
Por isso procuramos levar a todos e a todas uma educação de qualidade que transforme suas vidas e assim da sociedade que temos. Portanto torna-se necessário fazermos todas as intervenções possíveis para que nossos alunos e alunas prossigam confiantes na vitória acreditando que estamos passando por uma fase difícil diante da pandemia COVID19, mas que superaremos se acreditarmos que podemos e fizermos também com que as outras pessoas tambem acreditem.
Com base neste pensamento é que a SME está realizando algumas pesquisas com entrevistas aos gestores, pais e alunos do município de Ipu, no intuito de conhecer a realidade vívida no momento na Educação, levando em conta os erros, os acertos, os fracassos e as conquistas alcançadas. Assim diante dessa ação da SME percebemos que muitas intervenções estão sendo feitas por gestores, professores, funcionários e pais de nossos alunos e alunas.
Porém em relatos de toda essa gente que faz a Educação Ipuense, nota-se que diante das ações já realizadas, a que mais se pontua para evitarmos a evasão escolar, são as aulas dos nossos professores, estes, considerados pelos (as) estudantes os heróis da sociedade ou mesmo como inspiração e modelo para muitos. Acontece porém que esta imagem do professor perdurada e repassada de gerações a gerações por muito tempo, está se apagando das mentes de nossos (as) crianças e jovens e até dos pais com este novo modelo de ensinar e aprender, sendo desconstruídas e não podemos deixar que isto aconteça.
Os (as) estudantes esperam nada mais que a mesma empolgação, entusiasmo e exemplos de atitudes, compromissos que sempre viram em vocês, professores e professoras, refletidas em aulas motivadoras, dinâmicas e de qualidade. Temos a certeza que você pode ser o (a) mesmo (a) de antes professor e professora. Não vamos tirar o sonho dessa gente que de muitos pode ser a única coisa que tenham.
Pense, reflita... Você está fazendo o melhor que pode? Nós da SME não vamos desistir de você. Nós acreditamos no seu potencial de superar todos os obstáculos e ser este VENCEDOR, ser o HERÓI de nossas crianças e jovens de antes e de hoje.
Prof. Henrique.
Coordenador pedagógico.
AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO SERGIO RUFINO
:
Mais uma vez, em tempos de pandemia, nós professores da rede pública municipal de Ipu ficamos perplexo e indignados com o comunicado, emitido em nome da Secretaria Municipal de Educação - SME, desprovido de qualquer valorização, respeito e sobretudo de empatia.
:
Mais uma vez, em tempos de pandemia, nós professores da rede pública municipal de Ipu ficamos perplexo e indignados com o comunicado, emitido em nome da Secretaria Municipal de Educação - SME, desprovido de qualquer valorização, respeito e sobretudo de empatia.
O comunicado feito em nome da Secretaria de Educação de Ipu, informa aos professores sobre uma suposta pesquisa com entrevistas realizada com pais, alunos e gestores. Segue o resultado da pesquisa na íntegra:
“Assim diante dessa ação da SME percebemos que muitas intervenções estão sendo feitas por gestores, professores, funcionários e pais de nossos alunos e alunas. Porém em relatos de toda essa gente que faz a Educaçao Ipuense, nota-se que diante das ações já realizadas, a que mais se pontua para evitarmos a evasão escolar, são as aulas dos nossos professores, estes, considerados pelos (as) estudantes os heróis da sociedade ou mesmo como inspiração e modelo para muitos. Acontece porém que esta imagem do professor perdurada e repassada de gerações a gerações por muito tempo, está se apagando das mentes de nossos (as) crianças e jovens e até dos pais com este novo modelo de ensinar e aprender, sendo desconstruídas e não podemos deixar que isto aconteça. Os (as) estudantes esperam nada mais que a mesma empolgação, entusiasmo e exemplos de atitudes, compromissos que sempre viram em vocês, professores e professoras, refletidas em aulas motivadoras, dinâmicas e de qualidade. Temos a certeza que você pode ser o (a) mesmo (a) de antes professor e professora. Não vamos tirar o sonho dessa gente que de muitos pode ser a única coisa que tenham”.
O comunicado que circula nos grupos de Whatzapp causa revolta, principalmente por desvalorizar todo esforço, compromisso e responsabilidade que tem sido demonstrado até a presente data, pelos professores, pois não corresponde aos mimos e as inúmeras formas de apoio que nós professores, estamos mutuamente construindo com as famílias e com a escola.
O teor do comunicado, que inicia-se com um cumprimento aos companheiras e companheiros, está longe se ser um comunicado entre companheiros, parceiros; além de não retratar a realidade, é indiferente ao nosso trabalho, que mais do que nunca, requer muito esforço para promovermos o desenvolvimento e educação num cenário tão atípico. Estamos nos desdobrando para atuar no ambiente virtual. Embora não tenhamos formação adequada, suporte tecnológico e equipamentos necessários para atuarmos nestes meios, jamais deixamos de cumprir com nossas obrigações e continuamos ofertando o ensino remotamente, diminuindo assim, os prejuízos educacionais causados em virtude do isolamento social.
Esperamos uma retração ou será necessário que façamos, nós mesmo uma nova pesquisa?
Não aceitamos o título de destruidores de sonhos. Não aceitamos o título de destruidores da imagem de herói do professor e principalmente não aceitamos sermos responsabilizados pela evasão escolar.
Respeito e valorização ao nosso trabalho. Empatia.
Se existe uma pesquisa desta natureza, algo está errado e com certeza não é o nosso trabalho.
Aguardamos um posicionamento ou faremos nós, uma nova pesquisa.
Atenciosamente
Marizete Ximenes