Total de visualizações

!!

!!

Polêmica! Secretaria Municipal de Educação de Ipu, em nota atribui ao "Professor", a evasão de alunos e a insuficiência nos resultados de aprendizagem, professora rechaça!

 

Uma enorme polêmica foi gerada após nota publicada por coordenador pedagógico, em nome da Secretaria Municipal de Educação de Ipu, deixando transparecer nas entrelinhas que o professor seria o principal responsável pela evasão de alunos e a insuficiência nos resultados de aprendizagem. Professora de forma incontinenti rechaçou as declarações infelizes. 

Abaixo as duas notas, sem tirar e nem pôr uma vírgula, ponto e etc, etc. Quem está com a razão? Faça sua conclusão.
  
Olá meus companheiros e companheiras de trabalho! Bom dia!

Estamos vivendo novos tempos na Educação. Um desafio novo mas que com nosso compromisso, responsabilidade, competência e nossa vontade de fazer o melhor por nossas crianças e jovens, com certeza de mãos unidas compartilhando nossas angustias e nossas conquista poderemos fazer muita diferença na vida dessas pessoas, dando a elas a oportunidade de sonhar e não desistir nunca dos seus objetivos. 

Por isso procuramos levar a todos e a todas uma educação de qualidade que transforme suas vidas e assim da sociedade que temos. Portanto torna-se necessário fazermos todas as intervenções possíveis para que nossos alunos e alunas prossigam confiantes na vitória acreditando que estamos passando por uma fase difícil diante da pandemia COVID19, mas que superaremos se acreditarmos que podemos e fizermos também com que as outras pessoas tambem acreditem. 

Com base neste pensamento é que a SME está  realizando algumas pesquisas com entrevistas aos gestores, pais e alunos do município de Ipu, no intuito de conhecer a realidade vívida no momento na Educação, levando em conta os erros, os acertos, os fracassos e as conquistas alcançadas. Assim diante dessa ação da SME percebemos que muitas intervenções estão sendo feitas por gestores, professores, funcionários e pais de nossos alunos e alunas.

Porém em relatos de toda essa gente que faz a Educação Ipuense, nota-se que diante das ações já realizadas, a que mais se pontua para evitarmos a evasão escolar, são as aulas dos nossos professores, estes, considerados pelos (as) estudantes os heróis da sociedade ou mesmo como inspiração e modelo para muitos. Acontece porém que esta imagem do professor perdurada e repassada de gerações a gerações por muito tempo, está se apagando das mentes de nossos (as) crianças e jovens e até dos pais com este novo modelo de ensinar e aprender,  sendo desconstruídas e não podemos deixar que isto aconteça. 

Os (as) estudantes esperam nada mais que  a mesma empolgação, entusiasmo e exemplos de atitudes, compromissos que sempre viram em vocês, professores e professoras, refletidas em aulas motivadoras, dinâmicas e de qualidade. Temos a certeza que você  pode ser o (a) mesmo (a) de antes professor e professora. Não vamos tirar o sonho dessa gente que de muitos pode ser a única coisa que tenham. 

Pense, reflita... Você está fazendo o melhor que pode? Nós da SME não vamos desistir de você. Nós acreditamos no seu potencial de superar todos os obstáculos e ser este VENCEDOR, ser o HERÓI  de nossas crianças e jovens de antes e de hoje.

Prof. Henrique.
Coordenador pedagógico.


AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO SERGIO RUFINO
:
 Mais uma vez, em tempos de pandemia, nós professores da rede pública municipal de Ipu ficamos perplexo e indignados com o comunicado, emitido em nome da Secretaria Municipal de Educação - SME, desprovido de qualquer valorização, respeito e sobretudo de empatia.

O comunicado feito em nome da Secretaria de Educação de Ipu, informa aos professores sobre uma suposta pesquisa com entrevistas realizada com pais, alunos e gestores. Segue o resultado da pesquisa na íntegra:

“Assim diante dessa ação da SME percebemos que muitas intervenções estão sendo feitas por gestores, professores, funcionários e pais de nossos alunos e alunas. Porém em relatos de toda essa gente que faz a Educaçao Ipuense, nota-se que diante das ações já realizadas, a que mais se pontua para evitarmos a evasão escolar, são as aulas dos nossos professores, estes, considerados pelos (as) estudantes os heróis da sociedade ou mesmo como inspiração e modelo para muitos. Acontece porém que esta imagem do professor perdurada e repassada de gerações a gerações por muito tempo, está se apagando das mentes de nossos (as) crianças e jovens e até dos pais com este novo modelo de ensinar e aprender,  sendo desconstruídas e não podemos deixar que isto aconteça. Os (as) estudantes esperam nada mais que  a mesma empolgação, entusiasmo e exemplos de atitudes, compromissos que sempre viram em vocês, professores e professoras, refletidas em aulas motivadoras, dinâmicas e de qualidade. Temos a certeza que você  pode ser o (a) mesmo (a) de antes professor e professora. Não vamos tirar o sonho dessa gente que de muitos pode ser a única coisa que tenham”.

O comunicado que circula nos grupos de Whatzapp causa revolta, principalmente por desvalorizar todo esforço, compromisso e responsabilidade que tem sido demonstrado até a presente data, pelos professores, pois não  corresponde aos mimos e as  inúmeras formas de apoio que nós professores, estamos mutuamente construindo com as famílias e com a escola.

O teor do comunicado, que inicia-se com um cumprimento aos companheiras e companheiros, está longe se ser um comunicado entre companheiros, parceiros; além de não retratar a realidade,  é indiferente ao nosso  trabalho, que  mais do que nunca, requer muito esforço para promovermos o desenvolvimento e educação num cenário tão atípico. Estamos nos desdobrando para atuar no ambiente virtual. Embora não tenhamos formação adequada, suporte tecnológico e equipamentos necessários para atuarmos nestes meios, jamais deixamos de cumprir com nossas obrigações e continuamos ofertando o ensino remotamente, diminuindo assim, os prejuízos educacionais causados em virtude do isolamento social.

 Esperamos uma retração ou será necessário que façamos, nós mesmo uma nova pesquisa?
 Não aceitamos o título de destruidores de sonhos. Não aceitamos o título de destruidores da imagem de herói do professor e principalmente não aceitamos sermos responsabilizados pela evasão escolar.
Respeito e valorização ao nosso trabalho. Empatia. 

Se existe uma pesquisa desta natureza, algo está errado e com certeza não é o nosso trabalho. 
 Aguardamos um posicionamento ou faremos nós, uma nova pesquisa.

Atenciosamente
Marizete Ximenes