Total de visualizações

!!

!!

Ipu 180 anos: Neto de um dos filhos mais ilustres deste município, conta um pouco da história do avô que poderá virar filme

Arquimedes Memória: Jovem.
Nesta quarta-feira (26/08) de 2020, dia em que a cidade de Ipu completou 180 anos de Emancipação Política, a nossa reportagem entrevistou um neto de um dos filhos mais ilustres deste município, que  conta um pouco da história do avô que inclusive poderá virar filme, garante que já tem o argumento pronto.

Péricles Memória Filho, arquiteto e escritor, neto do Professor Arquimedes Memória, numa entrevista por áudio via rede social, nos brindou com relatos da rica história do menino ipuense que se tornou um dos maiores arquitetos do Rio de Janeiro. Destaque para as principais obras arquitetônicas do Professor Arquimedes Memória, a pouca convivência que teve com o avô que faleceu em 1960 quando ele Péricles tinha apenas 9 anos de idade, ao ser acometido de um acidente vascular cerebral. 

Muito desses fatos são contados no Livro "Archimedes Memória O Último dos Ecléticos", obra literária do escritor Péricles Memória Filho, que revelou à nossa reportagem que a história do avô poderá se transformar em filme, haja vista, uma de suas principais missões é resgatar a importância, o que representou Arquimedes Memória na arte e na cultura do Brasil. Péricles apresentou de forma breve dados de sua autobiografia, suscitado pela nossa reportagem. O carioca com Título de Cidadão Ipuense, destacou suas vindas ao berço de nascimento do seu avô, aliás, os outros netos e filhos de Arquimedes Memória ainda não vieram conhecer o lugar das raízes da árvore genealógica da família. 
 
Algumas das obras do Professor  Arquimedes Memória.
Objetos de Arquimedes Memória.
Francisca Ferreira com os filhos e netos de Arquimedes Memória.
Ouça na sonora abaixo a entrevista na íntegra com Péricles Memória Filho, neto de um dos mais ilustres ipuenses; um vulto histórico do Brasil: