Total de visualizações

!!

!!

Live Operação Apoena: Prevenção contra incêndios florestais

 

Convite:

Na próxima segunda-feira, de 24 às 09 horas, o Comitê PREVINA, por meio do Centro Nacional do Prevfogo (Ibama), convida todas as instituições para um encontro virtual para tratar sobre a Operação Apoena, que será realizada a primeira vez no Bioma Caatinga no Ceará.


O que é a Operação Apoena?
O Prevfogo vem desenvolvendo, com apoio da fiscalização, uma nova forma de operação, agindo antecipadamente à degradação causada pelo fogo, visando a prevenção da conversão da floresta em uso alternativo do solo sem autorização. A Operação Apoena, “aquele que enxerga longe” - objetiva a preservação da floresta, o uso sustentável do fogo e suas alternativas. Tem como premissa impedir o processo de conversão de áreas de floresta em áreas agrícolas (sem autorização) e evitar os incêndios florestais. 

Para tanto, faz-se necessário monitorar, vistoriar e fiscalizar áreas florestais em propriedades rurais com risco potencial de ocorrência de incêndios florestais. Através do monitoramento prévio de áreas com ocorrência de incêndios florestais nos últimos cinco anos e indicativos de desmatamento, são realizadas vistorias presenciais, lavratura de laudos e notificações para que os proprietários rurais adotem medidas preventivas visando a proteção dos remanescentes florestais sob sua responsabilidade.