Total de visualizações

!!

!!

Delegacia de Turismo investiga homem suspeito de filmar 6 mulheres em banheiro

As vítimas estavam em um restaurante e usaram o banheiro do centro comercial, quando perceberam a presença do homem. Suspeito já foi identificado 

 

Legenda: As vítimas estavam em um restaurante e usaram o banheiro do centro comercial, quando perceberam a presença suspeita do homem. Suspeito já foi identificado
Foto: Câmeras de segurança

A Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) de Fortaleza está investigando o caso de um homem suspeito de entrar no banheiro feminino de um centro comercial para espionar e filmar mulheres, no Bairro Meireles, na Capital. O fato ocorreu na noite desta terça-feira (3) e foi denunciado à polícia pelas vítimas e também por responsáveis pelo restaurante onde as mulheres estavam naquela noite. Câmeras de segurança do estabelecimento flagraram o momento em que um homem adentra o banheiro.

Segundo a Deprotur, seis vítimas do caso foram identificadas e duas já foram ouvidas nesta quinta-feira (5). O homem suspeito do crime também foi identificado, segundo a Polícia Civil do Ceará (PCCE).

Em depoimento, as duas mulheres relataram que ao entrar no banheiro notaram a porta de um dos boxes entreaberta e tentaram acessar o local.

“Narraram que tiveram acesso ao banheiro desse restaurante, que fica dentro do shopping, e notaram que um dos boxes estava entreaberto. Quando elas tentaram acessar esse box, a pessoa não permitiu a entrada e ficou em silêncio. Elas relatam que sentiram uma sensação de vigilância. Ao retornarem à mesa onde estavam no restaurante, uma outra mulher relatou que viu um homem dentro do banheiro e que esse homem tinha filmado”, informou a delegada titular da Deprotur, Roberta Frota.

As vítimas que prestaram queixa à polícia estavam no restaurante Giz Cozinha Boêmia. O estabelecimento se manifestou sobre o fato com uma nota de repúdio publicada no Instagram, nesta quinta.

“Na última terça-feira, 03.11.2020, infelizmente algumas mulheres foram vítimas de um comportamento doentio e deplorável, dentro do banheiro do Shopping Buganvília, quando um homem entrou e tentou tirar fotos delas dentro do banheiro”, confirmou o restaurante.

A nota também lamenta o episódio machista: “Nós que formamos o Giz estamos revoltados e tristes com esse ocorrido. Nos entristece saber que tão próximo de nós estão pessoas que ainda pensam que o corpo de uma mulher pode ser tratado como objeto e sem respeito. Nos revolta saber que comportamentos machistas como esse são comuns e muitas vezes silenciados.”

O estabelecimento confirma, ainda, que procurou a polícia para registrar o caso.  

“Estamos aqui para repudiar o ato e informar que não apoiamos e não toleramos esse tipo de comportamento. Já acionamos a Polícia e a segurança do shopping e todas as medidas necessárias para que este homem seja responsabilizado por seus atos estão sendo tomadas. A vítima e a todas as mulheres, nos solidarizamos por este crime e podem contar conosco para o que for preciso. Achamos importante que atos como este não sejam silenciados, pois só assim conseguiremos enfrentar com seriedade e diminuir os casos de violência e desrespeito às mulheres”, acrescentou.

Imagens do caso circulam na internet

Um vídeo com as imagens do suspeito adentrando o banheiro começou a circular na internet nesta quinta. As câmeras de segurança do centro comercial mostram a movimentação em frente as entradas dos banheiros feminino e masculino, que ficam um ao lado do outro.  

O vídeo capta o momento em que o suspeito abre a porta do banheiro masculino, projeta a cabeça para fora e observa a movimentação, em seguida, ele sai do banheiro e fica parado na entrada. Momentos depois, uma mulher deixa o banheiro feminino e o homem finge estar ouvindo um áudio ao celular. Logo que a mulher se afasta, ele entra no banheiro feminino.

Após ficar alguns minutos lá dentro, as câmeras mostram quando o suspeito sai e duas mulheres estão logo atrás dele. Uma delas parece gritar para chamar atenção sobre o fato. Outro vídeo mostra quando o suspeito corre para fugir do local e pula as grades de contenção no centro comercial.

Crime

De acordo com a delegada Roberta Frota, o crime a ser imputado ao suspeito vai depender do relato das vítimas. Uma das mulheres que confirmou ter visto o suspeito filmando dentro do banheiro deve ser ouvida nesta sexta-feira (6).

“Pode ocorrer desde uma importunação sexual, até registro não autorizado de imagem ou até mesmo estupro. Mas, até o momento, o crime de estupro ainda não é ventilado, é algo muito mais grave”, disse a delegada.

Ela lembra que esse tipo de prática passou a ser considerada crime apenas a partir de 2018, com a Lei 13.718, de 24 de setembro de 2018.  

A lei define como importunação sexual “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. A pena pode gerar reclusão de um a cinco anos, se o ato não constitui crime mais grave.

 

 

Fonte: Diário do Nordeste