Total de visualizações

!!

!!

Centenário de nascimento do político mais emblemático e importante do município de Ipu


Neste 02 de março de 2021, comemora-se ( in memoriam) o centenário de nascimento de Dr. Francisco Rocha Aguiar (1921-2021).
 
Camocim, Fortaleza, Salvador, Potiraguá (Ba) e Ipu foram as estações de sua vida. Ipu foi sua primavera. Simplicidade, humildade, altruísmo, honestidade, caridade, foram as grandes virtudes do ser humano Dr. Rocha Aguiar.
 
Casou-se com Maria Antonieta Rocha Aguiar, de cuja união nasceram os filhos: Grece, Aguiazinho (Falecido), Elisabete, Cristina, Nadson e Ricardo.
 
Em 14 de dezembro de 1949 formou-se em Medicina, pela Universidade Federal da Bahia.
 
Ao longo da vida transitou no universo médico e político. Sua vocação política se afirmou, quando se tornou Prefeito nomeado da pequena cidade de Potiraguá no sul da Bahia. Foi médico do Ministério da Saúde, da Assembleia Legislativa do Ceará e do Corpo de Bombeiros, tendo feito parte de um grupo de três médicos, consagrados como humanitários. Mas foi na cidade de Ipu-Ceará que construiu sua história na medicina e na política, a partir do ano de 1952. Tornou-se líder político; foi eleito Prefeito Municipal, quando promoveu um salto para o futuro no desenvolvimento do município; ampliou e aperfeiçoou a eletrificação do município, implantou a televisão, concurso público, a previdência social, ampliou a rede escolar, o ensino médio e o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização). 
 
Construiu o Balneário da Bica, Praça Delmiro Gouveia, renovou o Mercado Público, o Matadouro Público, Postos de Saúde, Sistema de Telefonia Municipal, Avenida da Municipalidade; outras e mais outras marcas do progresso. No ano de 1972 elegeu Prefeita de Ipu, como candidata única, sua esposa, Maria Antonieta Rocha Aguiar. Foi eleito Deputado Estadual do Ceará, com o sufrágio de 21.332 votos, para o período de 1979 a 1982, compondo as Comissões de Saúde, Educação e Constituição.
 
O Dr. Francisco Rocha Aguiar deixou sua marca indelével na cidade de Ipu e em toda a região, como líder humanitário, político e amigo de seu povo.
 
A nossa reportagem entrevistou nesta terça-feira (02/03) Nadson Rocha; um dos filhos do saudoso Dr. Rocha Aguiar. Ouça na sonora abaixo: