Total de visualizações

!!

!!

SEMA promove I Semana da Flora do Ceará com trilha e passeio de barco virtuais


A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) promove, de 29 a 31 de março, a “I Semana da Flora do Ceará”. O evento substituirá a tradicional Festa Anual das Árvores – adiada por conta da pandemia – e é uma alusão ao Dia Internacional das Florestas, celebrado em 21 de março. 

As atividades serão em formato virtual e transmitidas pelo canal da SEMA, no YouTube (SemaSecretariadoMeioAmbiente), sempre no horário de 9h às 11h, e terão como tema central “Os Desafios no Manejo e Proteção das Espécies Nativas”. A Coordenadora de Biodiversidade (Cobio/SEMA), Dóris Santos, informa que “vai ter trilha, passeio de barco e mesas redondas”.

Para o Secretário Artur Bruno, um momento muito especial do evento será o lançamento do projeto sobre o Inventário da Flora do Ceará. “O Brasil se orgulha por ter a maior biodiversidade e a maior floresta tropical do mundo, no entanto, nos últimos anos, temos tido muitas queimadas, desmatamentos sem controle, o que é lamentável”, disse. “Mas aqui no Ceará, nós temos o que comemorar”, afirmou.

“Temos feito campanhas de reflorestamento, criado Unidades de Conservação (UCs) e, nesta semana, vamos apresentar aspectos metodológicos de como o Inventário será construído e a importância do mesmo para a conservação das espécies nativas e para subsidiar políticas públicas”, encerrou Bruno. A equipe do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente – SEMA/Semace, com o apoio da FUNCAP e da UFC, coordenará os trabalhos do Inventário. “Para realizar o estudo faremos consultas científicas e muitas atividades de campo”, disse o Cientista Chefe Marcelo Soares.

Confira Programação da I Semana da Flora do Ceará:

Dia 29 de março, 9h, no YouTube (SemaSecretariadoMeioAmbiente)

1. Live de Abertura

Direto da Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó, com a Coordenadora de Biodiversidade da SEMA, Dóris Santos. Fala do secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno.

2. Trilha virtual na ARIE do Sítio Curió

Por meio de vídeos, aplicativos e fotos será disponibilizada uma trilha virtual para os “internautas visitantes”, com o intuito de possibilitar uma nova experiência de contato com a natureza. Trabalho elaborado pela equipe gestora da ARIE Sítio do Curió, coordenado pela Gestora da UC, Izaura Lila.

3. Passeio virtual de Barco pelo Rio Cocó para observação da natureza

A atividade visa aproximar os internautas da natureza, por meio da observação da riqueza e biodiversidade da flora e da fauna do Parque Estadual do Cocó (PEC), a partir de um passeio virtual de barco, sobre o leito do Rio Cocó. O condutor do barco, o Tenente Araújo e o interlocutor, Leonardo Borralho, articulador das UCs estaduais, compartilharão conhecimentos e experiências sobre o Parque, o rio e a biodiversidade dos mesmos.

Dia 30 de março, 9h, YouTube (SemaSecretariadoMeioAmbiente)
Live: Mesa Redonda VIVEIROS DE PRODUÇÃO DE MUDAS
Rodada de apresentações sobre as práticas e parcerias da SEMA para a produção, doação de mudas e demais assuntos voltados à logística de viveiros. A mesa virtual trará exemplos de projetos já executados e abordará, também, a rotina de produção e boas práticas dos equipamentos de gestão do estado e do município de Jardim-CE.

Debatedores: Bióloga Roberta Rocha, do Parque Estadual Botânico do Ceará; José Alves (Jardim-CE); José Sampaio, da Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité.

Mediador: Kelven Pinheiro, técnico da Cobio/SEMA, Mestre em Gestão Ambiental.

Dia 31 de março, 9h, YouTube (SemaSecretariadoMeioAmbiente)
Live: Mesa Redonda LANÇAMENTO DO PROJETO DO INVENTÁRIO DA FLORA DO CEARÁ
Apresentação, pelo quadro técnico responsável, da logística que será utilizada na construção do projeto, abordando aspectos metodológicos que serão aplicados. Os convidados vão debater sobre a importância da conservação da flora nativa e de pesquisas, como o Inventário, para subsidiar políticas de conservação da natureza. Participação do Secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno.

Debatedores: Dr. Marcelo Soares, Coordenador da equipe do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente da SEMA e Semace; Dra. Iracema Bezerra Loiola, professora do Departamento de Biologia da UFC, e Dr. Marcelo Freire Moro, professor do Instituto de Ciência do Mar (Labomar/UFC).
Mediador: Lucas Silva, gestor ambiental da Cobio/SEMA.