Total de visualizações

!!

!!

AILCA promove noite educacional e cultural com o Prêmio Archimedes Memória

 
Aconteceu ontem, 28/08, na Academia Ipuense de Letras Ciências e Artes (AILCA), a culminância do Prêmio Archimedes Memória em sua 1ª edição. A noite cultural e educacional foi comandada por Francisco Martins de Souza Torres, presidente da AILCA, e contou com a presença de vários acadêmicos, alunos agraciados, coordenadores escolares, convidados e imprensa. O evento também faz parte da agenda cultural dos acadêmicos alusiva aos 181 do município de Ipu.
 

 

Também na ocasião, a acadêmica Francisca Ferreira da Silva, apresentou objetos de trabalho e um quadro com uma fotografia do homenageado, o arquiteto ipuense Archimedes Memória (1893-1960). A professora e escritora ressaltou que essas relíquias estarão agora fazendo parte do acervo da arcádia ipuense com sede na Casa Osvaldo Araújo no centro de Ipu. 

Em transmissão no formato de videoconferência, o evento foi abrilhantado com a participação remota do Dr. Péricles Memória Filho, arquiteto e neto do homenageado e que reside no Rio de Janeiro. Quem também fez parte do evento de maneira online foi o doutorando Diego Dias, também arquiteto e estudioso das obras e do estilo artístico de Archimedes.  

 

 

Outro ponto máximo do evento foi a entrega de medalhas (ouro, prata e bronze) e certificados aos alunos que se submeteram a prova realizada de forma presencial no último dia 14/08, a qual cobrou conhecimentos em Matemática, História das Artes e dados biográficos do renomado arquiteto Archimedes Memória. A prova teve 20 (vinte) questões e foi elaborada pelos professores Kléber Teixeira e Osnar Magalhães. As notas de corte dos medalhistas foram de 15 a 17 acertos. Os estudantes que acertaram 14 questões, receberam certificados de Menção Honrosa da Comissão Organizadora do Prêmio. 

 

 

As escolas que conquistaram a medalha de ouro receberam uma placa comemorativa e os alunos que conquistaram os primeiros lugares receberam também celulares como premiação. A oferta da premiação dos aparelhos contou com o patrocínio do acadêmico Augusto Pereira Pontes e do deputado estadual Bruno Pedrosa.

 

Confira a relação dos alunos medalhistas:

* ANTÔNIO VIEIRA DE OLIVEIRA JÚNIOR (OURO) - COLÉGIO IPUENSE;

* LAUREN PAIVA CAVACANTE (OURO) PATRONATO SOUSA CARVALHO;

* MARY RODRIGUES COSTA (OURO) -EEEP TARCÍSO ARAGÃO;

* CÁSSIA CIBELLY BEZERRA COSTA DIAS (PRATA) - PATRONATO SOUSA CARVALHO;

* FRANCISCO EDUARDO JERÔNIMO DE SOUSA FILHO (PRATA)-  PATRONATO SOUSA CARVALHO;

* THAMIRES MARTINS DA SILVA (PRATA) - EEEP TARCÍSO ARAGÃO;

* ROBERTA LARISSA SOARES DA SILVA (PRATA) - PATRONATO SOUSA CARVALHO;

* DÉBORA LUISA FREITAS ARAÚJO (PRATA)v- COLÉGIO IPUENSE;

* RAFAEL ANDRADE DA SILVA (PRATA) - EEEP TARCÍSO ARAGÃO;

* ANDERSON GABRIEL PRUDÊNCIO ALVES (BRONZE) - EEEP TARCÍSO ARAGÃO;

* FRANCISCO FABRÍCIO RIBEIRO EUGÊNIO (BRONZE) - PATRONATO SOUSA CARVALHO;

* ANTÔNIO MATEUS MELO DAMASCENO (BRONZE)- COLÉGIO IPUENSE;

* MARIA DIOVANA FÉLIX DE OLIVEIRA (BRONZE) - EEEP TARCÍSO ARAGÃO:

* VYDA TORRES ARAGÃO (BRONZE) - PATRONATO SOUSA CARVALHO.

 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Blog do KT