Total de visualizações

!!

!!

Justiça nega pedido de cassação do mandato da prefeita de Nova Russas, Giordanna Mano


Giordanna Mano segue como prefeita municipal de Nova Russas após a 48ª Zona Eleitoral julgar improcedente o pedido de cassação do mandato da gestora. De acordo com o juiz Luiz Eduardo Viana Pequeno, responsável por conduzir o caso, ficou comprovado a inexistência de provas robustas da ocorrência de abuso de poder político e econômico, razões pelas quais Giordanna estava sendo acusada.

Segundo o magistrado, cassar os registros de candidatura e decretar a inelegibilidade em processo desprovido de provas representaria uma afronta aos eleitores, fragilizando o exercício da democracia. “Os votos conquistados [por Giordanna] detêm presunção de legitimidade social e jurídica, que apenas poderia ser desmantelada ante prova inconteste da prática de corrupção eleitoral, o que não é o caso dos autos”, explicou.

Histórico

Giordanna Mano foi eleita prefeita do município de Nova Russas, a 304km de Fortaleza, no pleito realizado em 2020. Na época, a então candidata derrotou o concorrente Pedro Ximenes (MDB), conquistando 9.929 votos, o que representa 54,95% do eleitorado local.