Total de visualizações

!!

!!

Parque da Bica do Ipu está fechado há oito meses, restaurante não funciona desde início da pandemia


O acesso ao Parque da Bica do Ipu, principal ponto turístico do município e da região da Ibiapaba, está fechado há oito meses, O Restaurante não funciona desde início da pandemia, e sofre com a deterioração das mesas e estruturas de madeiras.

O acesso ao Parque assim como o banho está interditado desde fevereiro desse ano, quando foi colocado barreiras de acesso assim como também está disponibilizado nos fins de semana um bombeiro civil para evitar o acesso de pessoas no local.

Obras


 

O Governo Municipal de Ipu está realizando obras no local. Nesta etapa está sendo feita um calçadão de acesso à Bica de Ipu com toda infraestrutura para os pedestres para a prática esportiva.

A revitalização do Parque Natural Turístico da Bica do Ipu é uma obra com recursos do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Regional com a contrapartida da Prefeitura Municipal de Ipu.

Restaurante


 

O Ipu Notícias esteve no local e constatou o restaurante com aspecto de abandono, com mesas e estruturas de madeiras se deteriorando com ações do tempo.  Construído em 2010 e inaugurada em 2012 a primeira obra no Parque da Bica foi entregue a população. 

Apesar de um projeto gigantesco só foi entregue a primeira parte do projeto que consistiu no Restaurante, Platôr e Entrada. (Relembre o dia da inauguração)

Interdição permanecerá por algum tempo

Procurado pelo Ipu Notícias o secretário de Turismo de Ipu disse que a gestão é muito cobrada e procurado com relação ao Parque da Bica. "A Bica está sim, interditada e ainda permanecerá por algum tempo. Coincidiu com o período da Pandemia por questões sanitárias e cominou com o início das obras de revitalização." disse Sílvio Carvalho. 

Segundo ele as obras são feitas em etapas, a primeira etapa foi o recapeamento asfáltico, em seguida a calçada de acesso até o parque (passeio) e em breve as novas etapas. "Por conta disso infelizmente a Bica vai permanecer fechada, por algum tempo ainda. Por uma gestão de segurança em meio a uma obra" ressalta.


Áudio

Ouça no áudio abaixo o que disse o secretário de turismo de Ipu sobre a interdição da Bica.


 Parque Nacional

A Região da Ibiapaba possui um belo Parque Nacional. O local é repleto de grutas, trilhas, cachoeiras. Próximo ao balneário existe a Bica do Ipu, eternizada pelo escritor cearense José de Alencar. A queda-d'água de 130 metros de altura é um dos locais mais privilegiados para a prática de rapel.

A falta de manutenção provoca a interdição de locais no restaurante.

 
Devido ao período de estiagem, há pouca água na Bica.

 

 
 
Fonte: Ipu Notícias