Total de visualizações

!!

!!

Pela primeira vez, alunos da EEEPATA são Finalistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil


Pela primeira vez, alunos da Escola Profissionalizante Antônio Tarcísio Aragão são finalistas e premiados com o excelente destaque em Menção Honrosa na 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). 

Depois de seis fases e muitas provas e tarefas, competindo com mais de 9 mil grupos de todo o Brasil, apenas essa equipes da escola será premiada com medalha de cristal na ONHB. No início da competição, a escola contava com 13 equipes. 

As demais equipes chegaram até a quarta fase, mas só a equipe "Iracemeando" alcançou o índice para chegar à final. A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2021, em sua 13ª edição, consolidou-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos. 

A Olimpíada teve início em maio e contou com a participação de estudantes de escolas públicas e particulares, desde o 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º do Ensino Médio, organizados em equipes de três alunos e um professor orientador. 

 

 

No caso dos nossos vitoriosos, foram orientados pelo professor de História Jorge Luiz Ferreira Lima e formada por Larissa Paiva (Larittrix), novata na olímpiada, e os veteranos Gabriel Passos e Cauã Viana. Um fato muito interessante, é que a equipe do Ipu e Pires Ferreira escolheu o nome "Iracemeando", homenageando a índia ipuense de José de Alencar Iracema e reforçando o papel se semear essa história (Iracema + Semeando = Iracemeando). 

Parabéns aos estudantes e ao orientador por representar com tanto brilho a cultura do município/região e a todos que, incansavelmente, contribuem para oferecer educação pública de excelência.

 


 

 

 

Fonte: Ipu Notícias