Total de visualizações

!!

!!

Novo golpe na praça: Utilizando a ferramenta Pix, MEIs e pequenos empresários se tornam alvos de golpistas

 

 

Microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas são os novos alvos de criminosos que utilizam da ferramenta PIX para aplicar golpes.

A prática, que combina engenharia social à falha humana, ficou conhecida como “golpe do falso fornecedor” e os prejuízos registrados giram entre R$ 10 a R$ 10 mil. As informações são da empresa AllowMe , empresa especializada em prevenção a fraudes cibernéticas.

De acordo com a empresa, no golpe do falso fornecedor, estelionatários abrem contas de Pessoa Jurídica (PJ) em bancos digitais com nomes similares a corporações já conhecidas, trocando ou dobrando uma letra, de maneira a confundir a vítima. Assim, entram em contato com a empresa que será vítima do golpe, se passam por fornecedores daquela corporação, informam que houve uma alteração nos processos de pagamentos via PIX e solicitam uma transferência de confirmação ou de teste para cadastro. Com a transação realizada, o golpe é consumado.

O foco deste tipo de golpe são empresas com processos menos rígidos de pagamento de fornecedores e com menos camadas de aprovação. Além disso, para que a prática dos criminosos tenha êxito, é necessária uma dose de desatenção por parte das pessoas encarregadas de realizarem as transferências financeiras, uma vez que o PIX exibe uma tela de confirmação com o nome da empresa destinatária, CNPJ e banco.

Como prevenir este golpe?

As empresas que recebem a investida dos fraudadores podem e devem tomar cuidados. O especialista listou 10 dicas que são capazes de evitar cair em um golpe. Veja abaixo.

Não confiar em contatos desconhecidos, por mais que se passem por fornecedores.

Faça contato com o fornecedor em números/e-mails seguros e comumente utilizados.

Verifique os dados do destinatário do PIX.

Independentemente de o valor solicitado condizer com faturas pagas anteriormente, sempre consulte a pessoa responsável por administrar aquele contrato.

Caso o solicitante insista no pagamento ou peça para não encerrar a ligação, desconfie.

Atente-se: o PIX não necessita de transações de ativação.

Fornecedores nunca realizam alteração de dados bancários/recebimento por telefone sem formalização.

Não informe dados pessoais e comerciais.

Não confirme informações sigilosas entre a empresa e fornecedor (valor de fatura, serviços contratados, etc).

Por mais que o solicitante confirme todos os dados da empresa, não realize transações sem a formalização por canais seguros.

 

 

Fonte: Ceará Agora