Total de visualizações

!!

!!

Supervisor geral das endemias de Ipu esclarece sobre raiva, leishmaniose e alerta para os cuidados com as arboviroses


Covid não é a única preocupação de nós ipuenses, a leishmaniose que afeta os cães, a raiva que contamina cães, gatos e outros animais, também podem causar malefícios a saúde humana. De acordo com as informações fornecidas pelo setor de endemias do nosso município, as campanhas estão na fase final, embora exista por parte de muitos donos desses animais uma certa resistência que atrapalham o andamento das campanhas. Ipu tem uma população de cerca de 15 mil cães e gatos, um número considerado alto comparando com o número de habitantes. 

Outra preocupação está voltada para as arboviroses, tendo em vista a proximidade da quadra chuvosa.  

Arboviroses. O termo pode parecer estranho, mas conhecido entre os cearenses. Trata-se das doenças causadas por artrópodes. Dentre eles, o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, Zika vírus e febre chikungunya. O inseto se reproduz em ambientes com água parada, por isso é sempre motivo de preocupação em período de chuvas. “Estas são doenças que podem ter manifestações leves e graves, dependendo do indivíduo. Então, é preciso ter cuidado”, destaca o médico pediatra e infectologista do Hospital São José, Robério Dias Leite.

Algumas ações podem evitar a proliferação do mosquito, como manter baldes, potes, quartinhas, bacias, tambores e caixa d’água limpos e vedados corretamente. Mas, em caso de contágio, é preciso ficar atento. Segundo o especialista, os sintomas se confundem. “O quadro clínico varia, são doenças que têm manifestações bem amplas e às vezes se confundem porque, em geral, são febris. É possível confundir até com outras doenças”, explica Robério.

No caso da dengue, os sintomas mais comuns são febre alta, dor no corpo (muscular e/ou articulações), dor de cabeça e atrás dos olhos, além de erupções na pele. Há ainda o que o infectologista chama de “sinais de alarme”. “Algumas pessoas têm formas mais graves da doença e alguns sintomas prenunciam isso. Dor abdominal persistente, sinal de sangramento, tontura, essa pessoa pode ter complicações”, afirma o infectologista Robério.

“Acredito que a dengue seja a maior preocupação nesse momento. Existem quatro tipos da doença.  O tipo 2, no entanto, desde 2008, não era registrado no Ceará. Nesse período algumas pessoas podem ter sido infectadas com os outros três. Quando você tem um segundo episódio de dengue, a chance de ter complicações mais graves é maior. E o tipo 2 é um pouco mais agressivo”, esclarece o infectologista.

Já a chikungunya, além da febre intensa, causa dor, principalmente nas articulações. Podendo ocasionar ainda lesões na pele. Em bebês, especialmente no primeiro ano de vida, também é comum o surgimento de lesões que lembram queimaduras. O agravamento da doença, de acordo com Robério Leite, não é comum. Pode acontecer, sobretudo, quando não é devidamente acompanhada. Em adultos, por exemplo, pode acarretar um comprometimento crônico da articulação.

O Zika vírus tem a manifestação mais discreta entre as três arboviroses. Febre geralmente baixa, manchas no corpo e mal estar são alguns dos sintomas. Os maiores problemas ocasionados pelo vírus são as possíveis sequelas. Entre elas, a síndrome congênita do Zika, síndrome que afeta bebês ainda durante a gestação, caso a mãe venha a contrair o vírus. A criança pode nascer com microcefalia e outras complicações.

Fonte: Sesa

A nossa reportagem entrevistou o supervisor geral das endemias de Ipu que trouxe todos os esclarecimentos a esse respeito. Ouça na sonora abaixo: