Total de visualizações

!!

!!

Após contrair Covid, morador de Ipu morre com complicações da diabetes

Júnior Amaral e a esposa (foto divulgação redes social).

Um homem de 33 anos que morador do bairro Nova Aldeota faleceu na noite desta terça-feira (08/01) com complicações da Diabetes após esta internado em um Hospital de Sobral, após contrair Covid-19. Joanesio Cláudio Amaral Júnior tinha diabetes, que é um dos fatores de risco para o novo coronavírus.

Júnior Amaral é natural da cidade de Palhano e casado com a ipuense Otília Farias, filha de Florival Vale, pessoa bastante conhecida na cidade. Otília disse para amigos mais próximos que o esposo havia tomado duas doses da vacina anti-covid, mas estava sem tomar a insulina e adquiriu uma cetoacidose diabética, depois pegou a doença.

"Cetoacidose diabética é uma complicação metabólica aguda do diabetes caracterizada por hiperglicemia, hipercetonemia e acidose metabólica. A hiperglicemia causa diurese osmótica com perda significativa de líquidos e eletrólitos. Ocorre principalmente no diabetes mellitus tipo 1."

Nas redes sociais parente e amigos lamentaram sua morte. O Governo Municipal de Palhano, em nome do prefeito Chico Joaquinzinho emitiu nota de pesar. 

 


Diabetes aumenta riscos em caso de Covid-19

A médica endocrinologista Claudia Cozer Kalil explica porque essa condição é considerada um agravante para casos de Covid-19. 

“O diabetes é uma doença na qual a glicose fica elevada no sangue e não dentro da célula. Esse sangue fica mais viscoso e com uma densidade maior, o que dificulta muito a movimentação das células de defesa, que precisam chegar até o vírus ou bactéria para eliminá-la”, esclareceu.

“Então aumenta a mortalidade justamente por diminuir a resposta imunológica e inflamatória”, acrescentou. A médica destaca que o diabetes pode ser uma doença silenciosa e, por isso, é importante estar com os exames médicos em dia, além de manter uma rotina de exercícios. (CNN)

 

 

Fonte: Ipu Notícias