Total de visualizações

!!

!!

Astronomia: Garota prodígio de Pires Ferreira participa de projeto internacional para classificação de galáxias


A jovem piresferreirense Maria Larissa Pereira Paiva (Larittrix) está participando de um projeto internacional que busca classificar galáxias. O projeto ”NAOJ Citizen Science Project” é organizado por um observatório muito famoso no Japão. Ele é um programa de Astronomia Cidadã (Ciência Cidadã) no qual pessoas comuns e cientistas se reúnem para explorar galáxias. Larittrix já classificou mais de mil, todas voluntariamente.

Nesta espetacular jornada espacial, você decifrará a história das galáxias a partir de pistas capturadas por um instrumento de última geração. Vamos começar.

Site do Projeto

Larissa analisou os dados e as imagens de várias galáxias, e determinou informações sobre elas. Ela realizou um curso antes de começar para entender todos os detalhes sobre o programa e suas imagens.

Os dados coletados serão então analisados ​​pelos cientistas. O caminho que ela percorreu e suas atividades de classificação de galáxias serão registradas.

Certificado do Curso

A Hyper Suprime-Cam (HSC), a câmera de imagem de campo amplo mais poderosa do mundo, está montada no Telescópio Subaru do NAOJ, construído no cume de 4205 m de Maunakea, no Havaí. Isso é mais alto que o Monte Fuji, o pico mais alto do Japão (3776 m). O Telescópio Subaru possui um dos maiores espelhos monolíticos do mundo com uma abertura de 8,2 m.

Ela tem 870 milhões de pixels e pode cobrir nove vezes a área da lua cheia em cada exposição. O Programa Estratégico HSC Subaru (HSC-SSP) começou em 2014. Os astrônomos planejam observar o céu com HSC por 300 noites ao longo do projeto. Os dados de imagem usados ​​no GALAXY CRUISE foram retirados dessas observações.

A Larittrix entrou no projeto no 16 de abril de 2021 e está há duas semanas em primeiro lugar em um ranking onde aparecem os participantes que mais classificam galáxias. Ela já classificou até o momento 1.111.

Veja um vídeo sobre o projeto:

Informações via Erisdan News

Ouça entrevista produzida pelo Repórter Francisco José com a jovem astrônoma de Pires Ferreira Larissa Paiva (Larittrix):