Total de visualizações

!!

!!

Reunião na Prefeitura de Pires Ferreira discutiu ações de prevenção aos incêndios florestais, através do programa PREVINA


Recebemos na tarde desta segunda-feira (01/11), na Prefeitura Municipal de Pires Ferreira, a Gestora da Unidade de Conservação APA da Bica do Ipu, Tatianna Angelo, acompanhada do Tenente BM André Luiz do Corpo de Bombeiros Militar (base Ipueiras), e dos Bombeiros Profissionais Civis de Ipu (brigadistas voluntários da APA); Leojaime Cândido e Marcelo de Abreu.

A reunião teve como principal pauta, Ações de Prevenção aos Incêndios Florestais - Programa PREVINA/SEMA Ceará.

“Os incêndios florestais provocam a destruição de ecossistemas e o desequilíbrio ambiental da fauna e da flora. Tornando-se necessário a discussão e adoção de medidas efetivas para evitar os danos causados pelos incêndios florestais e garantir a conservação do meio ambiente, sobretudo garantir a vida e a saúde da nossa população”.

Ivy Gomes - Diretora da secretaria de agricultura e meio ambiente de Pires Ferreira/CE.

Na última sexta-feira (28), iniciou-se um incêndio florestal na localidade de Timbaúba - Pires Ferreira, foram feitos três acionamentos nível II, a guarnição de bombeiros militares; e aos brigadistas nas instâncias, Estadual e Federal, por parte da Gestora da UC.

Os bombeiros profissionais civis de Ipu, deram o apoio local e controlaram o fogo próximo às residências, mas o fogo já tinha se alastrado pela vegetação a dentro subindo a serra. Infelizmente houve uma vítima fatal.

E lamentamos muito essa fatalidade.

Gostaria de ressaltar que “Queimada é Crime”!

De acordo com o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605/98, a prática é criminosa por poluir na forma de fumaça, além de causar riscos de incêndio para habitações, destruir a vegetação e poder causar a morte de animais. A penalidade é válida tanto para grandes queimadas para desmatamento quanto para pequenos atos como atear fogo em lixo doméstico ou em folhas no quintal.


A lei protege não apenas a natureza, mas também assegura qualidade de vida para as pessoas e os animais.