Total de visualizações

!!

!!

Entrevista com a vereadora presidente Olinda Martins: Concurso Público da Câmara e a polêmica do requerimento para debater o rateio do Fundeb


A vereadora presidente do Legislativo Municipal; Maria Olinda Bezerra Martins, concedeu entrevista à nossa reportagem nesta quarta-feira (21/12). Em destaque o Concurso Público da Câmara Municipal de Ipu e a polêmica do requerimento para discutir sobre o rateio do Fundeb.

Tia Olinda, como ficou mais conhecida no meio educacional, nome também adotado na política, está exercendo seu segundo mandato como presidente da Câmara Municipal de Ipu, e por determinação do Ministério Público Estadual, conforme estabelecido em lei e a necessidade do certame, realizará o Concurso Público da Casa Legislativa. O processo está em andamento, com publicação da empresa licitada no Diário Oficial. Posteriormente o edital do concurso com os respectivos cargos estará sendo publicado.

 


 

A vereadora presidente vem sendo alvo de pressão e críticas, referente ao rateio do Fundeb, inclusive sendo tachada de "inimiga da educação", fato que a deixou deveras chateada, tendo em vista ter na sua essência a educação, desde quando foi alfabetizada por sua mãe na localidade Lages, vindo depois torna-se professora e diretora escolar, com uma extensa folha de prestação de serviços ao segmento. 

Olinda é autora de um projeto implantado na localidade de suas origens (Lages), a Biblioteca Comunitária. A polêmica reside na questão do requerimento ingressado pela colega vereadora, também educadora Arlete Mauriceia, que consistia na realização de uma audiência pública para debater sobre o Fundeb e as possibilidades do rateios. Olinda disse que o requerimento foi repassado para a secretária, para o prefeito e outros técnicos da educação, e no dia 10 de novembro houve uma reunião no CVT de Ipu sobre o assunto rateio do Fundeb, todavia ainda não foi fechado o balanço financeiro dos 70% dos recursos destinados aos professores, e qualquer que seja o que tenha sobrado será rateado, entretanto houve uma acentuada evasão de alunos, o que afeta drasticamente os recursos que possam ser recebidos pela educação do município. E ainda sobre o requerimento, independente desse documento ser votado ou não na Câmara, não implica no rateio do Fundeb, disse a presidente. 

Ouça na sonora abaixo a entrevista na íntegra com a vereadora presidente da Câmara Municipal de Ipu Olinda Martins: