Entrevista concedida à nossa reportagem nesta segunda-feira (29/07) pelo jovem competente jurista Dr. Gabriel Arruda, cujo advogado apresenta de forma bem apurada as explicações a respeito da cota de gênero e das convenções eleitorais.
Concernente a cota de gênero, foi observado que o PDT, sigla partidária que integra o grupo de situação de Ipu, que não estaria cumprindo os 30% de pré-candidatas mulheres, cujo partido está composto por apenas uma mulher devidamente regularizada, e o mínimo é de três mulheres, correspondente ao número de nove homens pré-candidatos. Com somente uma mulher apta, a sigla diminuiria o número de pré-candidatos homens de nove para três. Contudo é prudente aguardarmos as convenções, haja vista existirem outras mulheres filiadas no PDT em anos anteriores, mas é preciso que estas estejam de conformidade com as exigências da Lei Eleitoral.
Assista no vídeo abaixo as explicações do advogado Dr. Gabriel sobre cota de gênero:
Ouça na sonora abaixo entrevista com o advogado Dr. Gabriel Arruda. Em destaque também o significado das convenções partidárias: