Milhares de romeiros participaram entre a madrugada deste sábado (19) e a manhã deste domingo (20) da décima segunda edição da Romaria da Fé na Serra da Ibiapaba, uma caminhada de quase 50 quilômetro da cidade de Ipu a São Benedito, na região serrana.
O ponto de partida aconteceu na capela Nossa Senhora de Fátima no distrito de Várzea do Jiló, em Ipu. Por volta das 03 horas da manhã romeiros chegaram à igreja matriz da Imaculada Conceição em Inhuçu-São Benedito.
Logo após, os fiéis seguiram caminhada com destino ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Apesar do forte frio, chuva e cerração, os romeiros percorreram o trajeto e foram acolhidos com a vigília de oração que iniciou às 3h na capela magna do santuário. Os romeiros participaram da celebração Eucarística celebrada pelo Padre Edmilson Eugênio pároco de Ipu-CE.
A realização da Romaria da Fé com Cristo Rei, o filho da Rainha, fica a cargo de Comunidade Cristo Rei e dos homens do terço de Ipu.
A Romaria da Fé é uma das mais belas e tradicionais peregrinações realizadas ao Santuário de Fátima. Todas as pessoas seguem em romaria carregando um cajado na mão, objeto que carrega um significado importante na peregrinação. O cajado é a presença de Deus na caminhada, é aquele que sustenta, que ajuda e, que está sempre ao seu lado. É a presença de Deus entre nós. Faz alusão a uma passagem bíblica que carrega o mesmo significado de fé. Então, o cajado tem o significado que ao longo da caminhada cada romeiro tem um Deus ao nosso lado.