Na manhã desta segunda-feira (18/11) a Guarda Civil Municipal foi contatada por moradores do Sertão do Ipu para capturar raro animal que estava no quintal de uma residência.
Uma espécie de porco-espinho estava sendo acuada por cães na localidade de Malhada Vermelha, ao chegar no local os agentes acionaram o Corpo de Bombeiros da cidade de Ipueiras, que realizou a captura do animal, que posteriormente será entregue a um órgão ambiental para os procedimentos cabíveis.
O porco-espinho, esse simpático, peculiar e distinto animal é na verdade um roedor (a mesma ordem dos ratos, capivaras e esquilos). O que torna os porco-espinhos (que também podem ser conhecidos no Brasil como ouriço-cacheiro, luís-cacheiro, coandú, cuandú, quandu, ou simplesmente ouriço) tão distintos são seus pelos rígidos e aculeiformes (em formato de agulha). Essa rigidez e formato que fez essa estrutura ser denominada como “espinho”. O porco-espinho, no entanto, não possui somente pelos em forma de espinhos. Em seu dorso há pelagem, porém esta não fica aparente à primeira vista pelo fato de os espinhos cobrirem todo o dorso. Os porcos-espinhos são divididos em duas famílias, os do novo mundo, que pertencem à família Erethizontidae e do velho mundo que pertencem à família Hystricidae.
Assista no vídeo abaixo momentos da captura do animal: