O Tribunal de Contas do Estado do Ceará iniciou nesta quinta-feira, 05 de dezembro de 2024, no Município de Ipu/CE, inspeção com a finalidade de acompanhar e fiscalizar a transição de governo.
A cidade de Ipu entrou no radar da Corte de Contas após o gestor atual ter se tornado destaque no Estado por ter sido o último a publicar o decreto de transição.
Além disso, a comissão da prefeita eleita @milenaprefeita13 vem enfrentando uma série de dificuldades quanto ao recebimento da documentação necessária e aos sistemas de controle interno e externo para a continuidade dos serviços à população a partir de 2025.
Com os atrasos e os obstáculos enfrentados durante o período de transição municipal, a população teme que haja surpresas e interrupções de serviços básicos à população logo no início da nova gestão.
As dificuldades enfrentadas por parte da prefeita eleita Milena Damasceno a impedem de conhecer detalhadamente a situação financeira e administrativa do município antes de assumir oficialmente o cargo.
Com isso, o TCE pretende apertar o cerco com o objetivo de tornar público e transparente o processo de transição e avaliar as denúncias de irregularidades em relação ao descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e prevenir eventuais desmontes deliberados dos equipamentos públicos através dos mecanismos legais de controle.
(Sobral Online)