Total de visualizações

!!

!!

Agentes de endemias do município de Ipu atentos aos possíveis criadouros do mosquito da dengue


Enquanto operários realizavam a limpeza da nossa principal praça de esportes; Estádio Antônio Pereira de Farias, o agente de endemias Renato Pereira, providenciava o fechamento de uma enorme caixa d'água que abastece o referido estádio de futebol de campo. 

A caixa d'água por possuir uma extensa abertura, estava muito propensa a se tornar um criadouro do temível mosquito da dengue, colocando em risco a saúde da população ipuense, sobretudo os moradores das imediações. 

Pesquisas realizadas em campo indicam que os grandes reservatórios, como caixas d'água, galões e tonéis (muito utilizados para armazenagem de água para uso doméstico em locais dotados de infraestrutura urbana precária), são os criadouros que mais produzem Aedes aegypti e, portanto, os mais perigosos.

 O mosquito da dengue, Aedes aegypti, transmite a dengue, a chikungunya e a zika. Essas doenças são chamadas de arboviroses.

A dengue pode causar hepatite e insuficiência renal em casos graves. Os sintomas incluem: Hipotensão postural e/ou lipotímia, Letargia e/ou irritabilidade, Aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia).