A nossa reportagem entrevistou na manhã desta quarta-feira (05/02) o diretor do Hemoce-Sobral; Régis Araújo, durante a solenidade de reabertura da Agência Transfusional do Hospital Municipal de Ipu Dr. José Evangelista de Oliveira.
O banco de sangue de Ipu foi fechado na gestão passada, devido a várias inconformidades, situações irregulares que ocasionaram o fechamento da Agência Transfusional. A prefeita Milena Damasceno junto à Secretaria Municipal de Saúde e a direção do Hospital Municipal de Ipu, envidaram todos os esforços para as condições necessárias nesta reabertura. Após a fiscalização técnica aconteceu nesta quarta-feira (05/02), a reinauguração da Agência Transfusional do município de Ipu-CE.
A Agência Transfusional é um módulo do sistema Hemovida que gerencia todas as etapas relacionadas à transfusão de sangue, como a estocagem das bolsas de sangue e hemocomponentes, sua reserva e distribuição para unidade solicitante.
Com a ampliação do Hospital Santa Teresinha, além dos leitos de UTI, a nova unidade será contemplada com uma Agência Transfusional. Para se ter uma ideia, pacientes em estado grave que necessitem de transfusão de sangue podem esperar até 6 horas para a captação junto ao Hemosc, que está localizado hoje em Criciúma. Em alguns casos esse tempo de espera pode decidir o futuro do paciente.
A agência transfusional não realiza a coleta do sangue, ou seja, para doação de sangue o Hemosc de Criciúma será ainda o local indicado. No entanto, todo processo de armazenamento e distribuição acontece pela agência, auxiliando no atendimento de pacientes pela unidade.
Ouça na sonora abaixo entrevista na íntegra com o Régis Araújo diretor do Hemoce-Sobral: