A Rede Conectar na pessoa da senhora Neide Sousa, articulou reunião com os moradores da "beira da linha férrea"; Parque de Exposição e Pereiros para comunicar a notícia impactante, que mexe com as vidas de centenas de famílias. O encontro aconteceu na manhã deste sábado (12/04) na Chácara da Aline, bairro Pereiros.
O litígio que se arrasta há mais de duas décadas, incursão judicial impetrada pela Transnordestina, em desfavor de várias famílias que residem a menos de 20 metros da linha férrea. Em outros locais essa ação já foi executada, mas referente aos moradores do bairro Pereiros e Parque de Exposição, houve uma procrastinação do processo, o que além de ganhar tempo para busca de alternativas, encheu os moradores de esperança.
O fato é que a 5ª Vara de Recife, estado de Pernambuco, Tribunal Regional Federal (TRF5) decidiu pela desocupação dos moradores das referidas localidades. A Rede Conectar (3º Setor), que ao longo desses anos vem junto com esses cidadãos, tentando fazer valer seus direitos, haja vista, os mesmos não invadiram os terreno, onde fincaram suas residências, mas tiveram a permissão na época do chefe da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima).
Não havendo mais como mudar essa decisão, a solução mais viável, é junto dos poderes constituídos, sobretudo a Prefeitura de Ipu, disponibilizar um terreno para construir moradias para essas mais de 100 famílias. Vale salientar que muitos deles estão cadastrados no programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida. O certo é que as autoridades políticas devam se sensibilizar com a causa desses munícipes. Não serão apenas paredes que fatalmente vão ser derrubadas, mas a história de vida desse povo, tem morador com mais de 80 anos que reside às margens da linha férrea. Vale salientar que alguns já receberam o "Mandado de Desocupação".
Confira nos vídeos abaixo. momentos desse encontro, cercado de muita apreensão, angústia e incertezas: