Uma denúncia anônima feita por uma moradora da Rua Dr. Araújo, no bairro Alto da Boa Vista, em Ipu-CE, levanta um alerta sobre possíveis casos recorrentes de envenenamento de gatos no bairro. Segundo o relato, a prática criminosa já teria acontecido outras vezes, mas segue sem qualquer investigação ou identificação de suspeitos.
Nesta semana, a moradora, que preferiu não se identificar, presenciou a cena de um gato agonizando na rua, possivelmente vítima de envenenamento durante a madrugada. “Já teve outros casos, mas hoje vi esse gatinho agonizando, já nas últimas. Deve ter sido pela madrugada”, relatou, visivelmente abalada. Ela também afirmou que o animal não era seu, mas se sensibilizou com o sofrimento do bichinho, que aparentava ser de outra residência da área. “Triste”, resumiu.
O caso reacende o debate sobre maus-tratos contra animais e a impunidade que ainda cerca esse tipo de crime, mesmo com a existência de leis específicas para proteção animal, como a Lei Federal nº 9.605/98, que prevê punições para quem praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.
Moradores da região pedem providências às autoridades competentes para que o caso seja investigado e os responsáveis, caso existam, sejam punidos de acordo com a legislação. A denúncia chama atenção ainda para a importância da conscientização sobre o respeito à vida animal, independente de o animal estar sob guarda direta ou não.
*Ipu Notícias