O aluno conta ainda que aprendeu a manobra durante um treinamento que teve na própria instituição de ensino onde estuda, o Colégio da Polícia Militar de Juazeiro do Norte
O estudante Renan Araújo Santos Batista salvou um idoso de 63 anos que estava engasgando na rua, com a ação tendo sido flagrada por uma câmera de segurança instalada nas proximidades. Ele conseguiu interromper o engasgo, aplicando corretamente a Manobra de Heimlich, e o idoso passa bem.

O jovem estuda no Colégio da Polícia Militar de Juazeiro do Norte, que falou sobre o registro em publicação nas redes sociais. “Essa atitude do nosso aluno Batista, nos enche de orgulho e reforça o compromisso da nossa escola em formar cidadãos preparados, solidários e sempre prontos para servir”, pontua a instituição.
No vídeo, é possível ver o momento do salvamento, com Renan aplicando a manobra. Logo em seguida, vê-se uma viatura da Polícia Militar do Ceará (PMCE) se aproximando, para prestar auxílio, com a situação já tendo sido controlada. Os agentes constataram que o idoso estava bem.
Ao falar com o núcleo de comunicação do Colégio, Renan conta o que sentiu no momento. “Escutei o socorro. Quando olhei para trás, tinha uma menina batendoem uma casa, desesperada, porque o pai dela tinha engasgado com um pedaço de carne. Na hora da euforia, soltei minha cachorra, corri para ajudar. A filha não estava conseguindo fazer a manobra, porque estava com a mão embaixo do umbigo, tem que ser um pouco mais acima. Cheguei, entreguei o cachorro para a moça e consegui realizar a manobra. Na hora, a viatura da PM desceu, viram que estava tudo bem com o senhor”, diz ele.
O aluno conta ainda que aprendeu a manobra durante um treinamento que teve na própria instituição de ensino. “Acho que é muito importante levar o que você aprende em sala de aula para a vida, porque você acha que nunca vai usar, mas às vezes pode precisar levar isso”, pontua ele.
O caso também foi repercutido pelo secretário da Casa Civil do Estado do Ceará, Chagas Vieira. “Jovem do Colégio da PM de Juazeiro salva a vida de senhor que estava se engasgando. Quando a viatura chegou para socorrer, já muito rápido, o jovem já tinha feito a manobra correta. Parabéns, Renan, jovem herói!”, escreveu Chagas, em publicação nas redes.
Fortaleza
Na capital cearense, no último mês, um adolescente de 13 anos se engasgou enquanto ria de uma piada feita pelo primo, de 14 anos. No momento, ele tomava uma mistura de leite com achocolatado e flocos crocantes, que acabou obstruindo as vias respiratórias.
A cena de desespero foi registrada por uma câmera de segurança localizada na cozinha do apartamento, no bairro Guararapes. Nas imagens, Igor aparece tossindo intensamente e com dificuldades para respirar. A tia dos jovens, que lavava a louça no momento do acidente, tentou ajudar com algumas batidas nas costas do sobrinho e o incentivou a levantar os braços. Diante da gravidade da situação, pediu que o filho buscasse ajuda com um vizinho médico.
Enquanto a tia saiu do apartamento em busca de socorro, Silas permaneceu com Igor na cozinha. Diante da piora do primo e sem nenhum adulto por perto, o adolescente tomou a iniciativa de aplicar a manobra de Heimlich – técnica que havia aprendido com o irmão mais velho. Após a aplicação da manobra, a vítima conseguiu expelir parte do líquido e retomou a respiração.
Vídeo registra momento em que estudante salva idoso de engasgo em Juazeiro do Norte:
*Portal GCMais