A ofensiva ocorreu em Mauriti, São João do Jaguaribe, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Alto Santo e Limoeiro do Norte, mobilizando 26 equipes da instituição
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nesta segunda-feira (1º), a operação “Regnum Fractus” (“Reino Quebrado”, em latim), com o objetivo de desarticular grupos criminosos que atuavam em municípios do Vale do Jaguaribe e Sertão Central. A ofensiva ocorreu em Mauriti, São João do Jaguaribe, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Alto Santo e Limoeiro do Norte, mobilizando 26 equipes da instituição.

Foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, sendo oito deles contra suspeitos em liberdade e outros já recolhidos ao sistema prisional. Alguns dos alvos possuíam mais de um mandado de prisão em aberto. A ação também resultou na execução de 22 mandados de busca e apreensão domiciliar, que levaram à apreensão de diversos aparelhos celulares.
Segundo a delegada Narda Pinheiro, do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPI-Sul), a investigação teve início após a prisão de um homem de 25 anos, em julho deste ano, apontado como mandante de ameaças contra moradores do distrito de Uiraponga, em Morada Nova. O suspeito foi capturado em São Paulo em uma ação conjunta entre as polícias civis do Ceará e de São Paulo.
“A intenção não é apenas enfraquecer uma facção criminosa, mas todas as atuantes na região. Nosso trabalho é desarticular os braços direitos dos mandantes para devolver tranquilidade à população”, afirmou a delegada.
De acordo com a Polícia Civil, os grupos investigados estavam envolvidos em crimes como tráfico de drogas, homicídios, porte ilegal de armas de fogo de uso restrito e organização criminosa. As investigações prosseguem com base no material apreendido, e novas operações devem ser realizadas.
A corporação reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo 181 (Disque-Denúncia) ou pelo 190.
*Portal GCMais