Total de visualizações

!!

!!

Ceará entra em alerta com dois avisos de chuvas e ventos fortes até esta quinta-feira (29); confira locais

Inmet emite alertas amarelo e laranja para todo o estado, com previsão de chuvas de até 100 mm e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h

Todo o Ceará está sob alerta para chuvas e ventos intensos até esta quinta-feira (29), conforme avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) às 10h desta quarta-feira (28). Os comunicados, classificados nos níveis amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo), abrangem todos os municípios cearenses e indicam risco de transtornos provocados pelas condições climáticas adversas.

 

Ceará entra em alerta com dois avisos de chuvas e ventos fortes até esta quinta-feira (29); confira locais
Foto: Reprodução.


O aviso amarelo, válido durante toda a quinta-feira, atinge 83 municípios e prevê chuvas de até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos entre 40 e 60 km/h. Já o aviso laranja, com validade até as 10h de quinta-feira, alcança 117 cidades e indica precipitações que podem chegar a 100 milímetros, além de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h.

Avisos do Inmet apontam riscos e orientações à população

De acordo com o Inmet, as áreas sob aviso laranja apresentam risco de queda de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas. Diante desse cenário, o órgão orienta a população a adotar medidas preventivas.

Entre as recomendações estão evitar abrigo debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade.

Cidades sob aviso de perigo no Ceará

O aviso laranja, classificado como de perigo, é válido até as 10h do dia 29 de janeiro e inclui os seguintes municípios:

  • Acarape
  • Acaraú
  • Alcântaras
  • Alto Santo
  • Amontada
  • Apuiarés
  • Aquiraz
  • Aracati
  • Aracoiaba
  • Ararendá
  • Aratuba
  • Banabuiú
  • Barreira
  • Barroquinha
  • Baturité
  • Beberibe
  • Bela Cruz
  • Boa Viagem
  • Camocim
  • Canindé
  • Capistrano
  • Caridade
  • Cariré
  • Carnaubal
  • Cascavel
  • Catunda
  • Caucaia
  • Chaval
  • Choró
  • Chorozinho
  • Coreaú
  • Croatá
  • Eusébio
  • Forquilha
  • Fortaleza
  • Fortim
  • Frecheirinha
  • General Sampaio
  • Graça
  • Granja
  • Groaíras
  • Guaiúba
  • Guaraciaba do Norte
  • Guaramiranga
  • Hidrolândia
  • Horizonte
  • Ibaretama
  • Ibiapina
  • Ibicuitinga
  • Icapuí
  • Ipu
  • Ipueiras
  • Irauçuba
  • Itaiçaba
  • Itaitinga
  • Itapajé
  • Itapipoca
  • Itapiúna
  • Itarema
  • Itatira
  • Jaguaruana
  • Limoeiro do Norte
  • Madalena
  • Maracanaú
  • Maranguape
  • Marco
  • Martinópole
  • Massapê
  • Meruoca
  • Miraíma
  • Monsenhor Tabosa
  • Morada Nova
  • Moraújo
  • Morrinhos
  • Mucambo
  • Mulungu
  • Nova Russas
  • Ocara
  • Pacajus
  • Pacatuba
  • Pacoti
  • Pacujá
  • Palhano
  • Palmácia
  • Paracuru
  • Paraipaba
  • Paramoti
  • Pentecoste
  • Pindoretama
  • Pires Ferreira
  • Poranga
  • Quixadá
  • Quixeramobim
  • Quixeré
  • Redenção
  • Reriutaba
  • Russas
  • Santana do Acaraú
  • Santa Quitéria
  • São Benedito
  • São Gonçalo do Amarante
  • São João do Jaguaribe
  • São Luís do Curu
  • Senador Sá
  • Sobral
  • Tabuleiro do Norte
  • Tamboril
  • Tejuçuoca
  • Tianguá
  • Trairi
  • Tururu
  • Ubajara
  • Umirim
  • Uruburetama
  • Uruoca
  • Varjota
  • Viçosa do Ceará

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Municípios sob aviso de perigo potencial

O aviso amarelo, que indica perigo potencial, segue válido até as 23h59 do dia 29 de janeiro e abrange os seguintes municípios:

  • Abaiara
  • Acopiara
  • Aiuaba
  • Altaneira
  • Alto Santo
  • Antonina do Norte
  • Ararendá
  • Araripe
  • Arneiroz
  • Assaré
  • Aurora
  • Baixio
  • Banabuiú
  • Barbalha
  • Barro
  • Boa Viagem
  • Brejo Santo
  • Campos Sales
  • Caririaçu
  • Cariús
  • Catarina
  • Catunda
  • Cedro
  • Crateús
  • Crato
  • Croatá
  • Deputado Irapuan Pinheiro
  • Ererê
  • Farias Brito
  • Granjeiro
  • Guaraciaba do Norte
  • Hidrolândia
  • Icó
  • Iguatu
  • Independência
  • Ipaporanga
  • Ipaumirim
  • Ipu
  • Ipueiras
  • Iracema
  • Jaguaretama
  • Jaguaribara
  • Jaguaribe
  • Jardim
  • Jati
  • Juazeiro do Norte
  • Jucás
  • Lavras da Mangabeira
  • Madalena
  • Mauriti
  • Milagres
  • Milhã
  • Missão Velha
  • Mombaça
  • Monsenhor Tabosa
  • Morada Nova
  • Nova Olinda
  • Nova Russas
  • Novo Oriente
  • Orós
  • Parambu
  • Pedra Branca
  • Penaforte
  • Pereiro
  • Piquet Carneiro
  • Poranga
  • Porteiras
  • Potengi
  • Quiterianópolis
  • Quixadá
  • Quixelô
  • Quixeramobim
  • Saboeiro
  • Salitre
  • Santana do Cariri
  • Santa Quitéria
  • Senador Pompeu
  • Solonópole
  • Tamboril
  • Tarrafas
  • Tauá
  • Umari
  • Várzea Alegre

Entenda como funcionam os avisos meteorológicos

Os avisos meteorológicos do Inmet são classificados em três níveis: amarelo, que indica perigo potencial; laranja, que aponta perigo; e vermelho, que representa grande perigo. No Ceará, as ocorrências mais comuns são dos níveis amarelo e laranja.

Para o aviso amarelo, o Inmet prevê chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos entre 40 e 60 km/h. Já no aviso laranja, os volumes de chuva podem alcançar 100 milímetros diários, com ventos variando de 60 a 100 km/h. O instituto destaca que alguns municípios podem receber mais de um aviso, já que as previsões são feitas por regiões do estado.

Previsão do tempo indica continuidade das chuvas no Ceará

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê a continuidade das precipitações em diferentes regiões do Ceará nos próximos dias. O órgão detalhou a previsão por turnos.

Na quarta-feira (28), há previsão de céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuvas no Cariri, Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana, Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e Maciço de Baturité, especialmente entre a madrugada e a tarde. À noite, as chuvas devem ocorrer de forma isolada em algumas regiões.

Para a quinta-feira (29), a Funceme indica chuva durante a madrugada e manhã em áreas como Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité, Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Ao longo do dia, a tendência é de redução gradual das precipitações, com baixa possibilidade de chuva à noite.

Na sexta-feira (30), a previsão aponta novamente alta possibilidade de chuvas isoladas, principalmente no Cariri, Sertão Central e Inhamuns, Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e Maciço de Baturité, com maior intensidade entre a madrugada e a tarde.

 

 

(Portal GCMais)