Chamas foram controladas pelos Bombeiros ainda na noite do domingo (11).
Um incêndio atingiu a vegetação do Alto do Cristo Redentor, no município de Ipueiras, na região do Sertão dos Crateús do Ceará. O caso foi registrado nesse domingo (11).
Informações iniciais dão conta que o fogo começou a se espalhar ainda na tarde do domingo. Imagens mostram que os focos do incêndio puderam ser vistos de diferentes pontos da cidade.
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) informou que foi acionado por volta das 20h26 de ontem. A guarnição da 4ª Companhia do 3º Batalhão atuou no combate às chamas, com bombas costais e o equipamento da viatura de incêndio florestal.
O fogo foi controlado por volta das 21h47, com o uso de cerca de 300 litros de água. As causas do incêndio não foram divulgadas e só devem ser esclarecidas após a investigação.
Não houve vítimas na ocorrência, de acordo com o Corpo de Bombeiros. As chamas teriam atingido apenas a vegetação, não chegando ao espaço da estátua do Cristo Redentor, reinaugurado no último mês de agosto.
Incêndios florestais
Até setembro de 2026, o Corpo de Bombeiros do Ceará atuou no combate a 3.298 incêndios em vegetação. O número é maior do que o registrado em 2025 (3.025 casos), mas menor que o índice de 2024 (3.694).
Os meses entre julho e setembro, período mais seco, concentram a maior parte incêndios em vegetação: 2.427 casos. Além disso, agosto e setembro concentraram os maiores índices, com 851 e 1.270 incêndios, respectivamente.
Em setembro, Fortaleza liderou com 215 registros (16,9%), seguida por Sobral (91) e Caucaia (73), ainda segundo o CBMCE. A maioria ocorreu em áreas privadas (57,3%), enquanto áreas públicas responderam por 36,6% e de proteção ambiental por 4,8%.
(Diário do Nordeste)