Total de visualizações

!!

!!

Votos "em cima do muro" derrubaram ex-prefeita

 
 Na data de hoje 27 de março de 2014, aconteceu na Câmara municipal de Ipu, uma das sessões mais esperadas do ano. A sessão ordinária que votou as contas da ex-prefeita Maria do Socorro Pereira Torres ( Corrinha do Torrim), estava cercada de muita expectativa, pelo grande apelo que a matéria denotava. Atualmente na conjuntura da política local; os vereadores que dão sustentação a administração do prefeito Sérgio Rufino, em sua maioria, tem ou tinha laços políticos com a ex-prefeita Corrinha e deles dependia à aprovação das contas da mesma. Como já era esperado a casa estava lotada.

Resumo:

Depois da ordem do dia, o primeiro vereador a discursar, foi o vereador Ivo Sousa de Oliveira: Se reportou sobre a reinauguração da UBS de Abílio Martins ( Unidade Básica de Saúde), Que foi reformada, fez alguns pedidos ao chefe do executivo municipal  e encerrou o discurso, reivindicando brevidade no reajuste salarial dos servidores municipais.
Ivo Sousa
 Hilton Belém foi o segundo parlamentar a usar a tribuna. demonstrou no seu discurso muita preocupação com o esporte, falando inclusive dos seus projetos para esse segmento, foi aparteado pelo colega vereador Adriano Melo, que relembrou do seu projeto do calendário de eventos, projeto este com implicações  também na área  esportiva. Hilton finalizou, antecipando e justificando o seu voto a favor das contas da ex-prefeita Corrinha.
Hilton Belém
 Edivan Peres o "Monga" seguiu na linha dos agradecimentos as ações do executivo municipal, finalizou o seu discurso conciso, com uma exclamação a respeito do ato principal da sessão, a votação das contas da ex-prefeita Corrinha, porém, deixou todos na espera, por não adiantar o seu voto.
Edivan Peres (Monga)
 Adriano Melo foi o quarto vereador a usar a tribuna Chagas Torres. Trouxe reclamações de comerciantes locais a despeito do aumento de tributos. Pediu explicações ao líder do prefeito. Continuou cobrando que as questões pertinentes levadas pelos edis, sejam encaminhadas, citou algumas de sua autoria. Pra encerrar, também manifestou o seu voto a favor das contas da ex-prefeita Corrinha e contra o parecer do TCM ( Tribunal de Contas dos Municípios), apresentou sua justificativa e chamou de covardes aqueles vereadores que estiveram lado a lado na gestão da ex-prefeita Corrinha, usufruindo até mesmo de cargos e agora votar contra as contas da mesma.
Adriano Melo
 Na sequência foi anunciado o próximo orador; Nonato Filho: Fez algumas reivindicações e foi logo justificando, porque estaria votando contra o parecer prévio do TCM e a favor das contas da ex-prefeita Maria do Socorro.

Efigênia Mororó veio logo a seguir. sem rodeios, expressou: " Todo mundo já sabe o meu voto." Explicou a razão de está votando a favor do parecer do TCM, pelos embates que sempre teve com o casal Pica-pau, que muitas desavenças já foram superadas, não guarda mágoas, todavia seria taxada de louca se seu voto fosse diferente. E foi bastante aplaudida, ao conclamar os colegas de situação que votassem a favor das contas, pois seria como cuspir pra cima, votando contra as contas da Corrinha.
Efigênia Mororó
 Alberto Martins Se restringiu a apenas fazer solicitações aos entes da administração municipal. Não se reportou sobre a matéria principal do dia.

Eduardo Ximenes começou sua oratória agradecendo o prefeito. Ao falar sobre as contas da Ex-prefeita Corrinha, expôs o seu posicionamento: " Voto contra o parecer do TCM, e a favor das contas da ex-prefeita, fez sua justificativas, e pediu que os colegas também votassem a favor das contas referentes ao ano de 2008.

Arlete Mauricéia fez todo um histórico da sua trajetória política,  como chegou até o legislativo ipuense, e que na época da administração da ex-prefeita Corrinha, não teve nenhuma participação ativa, cargos e etc.
Era suplente, e lhe foi dado uma oportunidade, de assumir uma cadeira já no final da gestão da ex-prefeita, resolveu não aceitar, porque queria entrar pela porta da frente e não pela janela. Valorizou os técnicos do TCM (tribunal de Contas dos Municípios), dizendo que a equipe é formada de engenheiros, enfim grandes especialistas em códigos tributários. fechou declarando que seu voto iria de encontro a vontade da população ipuense, Mas não revelou como votaria e que vontade é essa da população.
Arlete Mauricéia
Leandro Bezerra iniciou seus apontamentos falando do projeto de abastecimento de água da região do Bonito, em que fase se encontra e sobre o seu voto: foi incisivo: " O Voto do Leandro é do Leandro, não é do prefeito Sérgio Rufino" e votaria de acordo com o parecer do TCM, pois se viesse aprovando as contas seria a favor, como veio desaprovando então é contrário as contas da ex-prefeita em questão.
Leandro Bezerra
 Por último o líder do prefeito Carlos Amarantes da Silva usou a tribuna, respondeu os reclames dos colegas, fez rasgados elogios ao prefeito Sérgio Rufino. Ressaltou a importância da democracia, e que ele foi o autor do projeto do voto aberto, na Câmara Municipal de Ipu, antigamente, o voto era secreto, o que dava margem para que houvesse a corrupção, os acordos escusos. Não manifestou em seu discurso como votaria.
Mesa diretora
Platéia
Abaixo você terá a oportunidade de acompanhar o ato da votação, voto a voto, as justificativas e até mesmo a reação do público. Presidente da Câmara Municipal de Ipu Zeca Rufino, além de mediar os trabalhos, teve que votar , por se tratar de matéria de dois terços. Confira o áudio abaixo:
 
   
Resultado da votação: A favor do parecer do TCM (Tribunal de Contas os Municípios) que deu parecer desaprovando as contas da ex-prefeita Corrinha: Carlos Amarantes, Leandro, Zeca Rufino, Edivan Peres e Efigênia Mororó.

Contra o parecer do TCM: Adriano Melo, Eduardo Ximenes, Hilton Belém e Nonato Filho.

Abstenções: Alberto Martins, Arlete Mauricéia e Ivo Sousa de Oliveira.

Ausência: Evaldo Gomes.

Portanto o palcar foi de 5 a 4, a favor da desaprovação das contas da ex-prefeita Corrinha, do exercício de 2008.  3 abstenções e a falta de um vereador.