Total de visualizações

!!

!!

Ibope: Dilma venceria no 1º turno com 43% dos votos


O Ibope divulgou nesta quinta-feira (20) sua primeira pesquisa do ano sobre o comportamento do eleitor no próximo pleito para a escolha do comando da Presidência da República.
Segundo levantamento, a presidente Dilma Rousseff (PT) teve a preferência de 43% dos entrevistados, o mesmo índice registrado na última pesquisa da instituição, realizada em novembro de 2013. Já o senador Aécio Neves (PSDB), que no ano passado havia contabilizado 14% da preferência, este ano ficou com 15%. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), manteve os mesmos 7% nas duas pesquisas.
Em outro cenário, onde mais candidatos foram apresentados aos entrevistados, Dilma conquistou 40% das intenções de voto, enquanto Aécio ficou com 13% e Campos com 6%. Os demais candidatos somaram 4%. Também nesta condição, a candidata petista venceria no primeiro turno.
A vitória de Dilma seria conquista mesmo em um possível segundo turno. Caso disputasse com  o tucano Aécio Neves, a presidente seria reeleita com 47% dos votos, contra 20% do senador mineiro.  Já contra Campos a diferença seria de 47% para a presidente e 16% para o governador.
No cenário em que Marina Silva (REDE) aparece como candidata, no lugar de Eduardo Campos, a pontuação seria de 41% para Dilma, 14% para Aécio e 12% para a ex-senadora. Em um eventual segundo turno entre a atual presidente e a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata a presidente pelo PV, Dilma venceria por 45% a 21%.
Uma nova gestão
O Ibope também questionou o que o eleitor espera do próximo governo. Na maioria dos questionários (64%) os entrevistados disseram querer que o presidente eleito “mude totalmente” ou “muita coisa” no governo. Outros 32% esperam continuidade “total” ou de “muita coisa” da gestão.
O Ibope perguntou somente aos entrevistados que desejam mudanças se estas devem ser promovidas com Dilma ou com outra pessoa na Presidência. Nesse caso, a presidente tem apoio de apenas 27%. Outros 63% afirmam que querem mudar o País com outro governante.
Quando todo o universo de entrevistados é consultado, o resultado é diferente. Diante da pergunta “quem tem mais condições de promover as mudanças de que o País ainda necessita?”, Dilma aparece com 41%, com larga vantagem sobre Aécio (14%) e Campos (6%).
O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios. As entrevistas foram realizadas entre os dias 13 e 17 de março. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 31/2014.

Fonte: Ceará News