Total de visualizações

!!

!!

Educação de Pires Ferreira é destaque na imprensa estadual

Spaece 2013

Municípios da Zona Norte têm melhor desempenho escolar 
Qualificação dos professores e melhoria da infraestrutura são as ações que predominam nas cidades premiadas
Estudantes da rede pública de Meruoca
Sobral. Os municípios da Zona Norte do Estado foram destaque entre os dez melhores do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) de 2013. Cariré, Pires Ferreira e Meruoca entrarem nas três listagens, este último alcançando ainda o primeiro lugar no Spaece Alfa. 

Com pouco mais de 10.216 habitantes, Pires Ferreira ficou em primeiro lugar no Spaece 5º ano Matemática e segundo lugar no Spaece 5ºAno Português, além de estar entre os 10 melhores no Spaece Alfa.
Os municípios são unânimes quando se trata de revelar as estratégias usadas na educação. 
Alunos da rede pública de Cariré
Qualificação dos professores, investimentos na infraestrutura e boa vontade são, para eles, fundamentais para os bons resultados na Educação do Estado.
Alunos da rede pública de  Antonina do Norte

Em Pires Ferreira, a secretária de Educação do Município Rosa Ferreira Matias, conta que os bons resultados vêm desde 2010, com alta proficiência. A surpresa desse ano foi estar entre os três melhores de Português e Matemática do Ceará. "Somos uma cidade pequena, mas com uma gestão bastante participativa. A prefeita Marfisa Aguiar fez da Educação e Saúde focos da sua gestão e acompanha de perto todas as ações realizadas".

Os professores estão em formações mensais em parceria com uma universidade particular e, desde 2010, não há grandes mudanças no quadro. Para os alunos, o contra turno é oferecido desde 2011, além do apoio pedagógico extra em sala de aula. "Hoje, temos 23 escolas municipais e cerca de 2.149 alunos cursando. Nosso maior desafio são as escolas da zona rural, que são muitas e não queremos fazer a nucleação, pois as crianças são muito novinhas para uma jornada cansativa de viagens diárias", ressalta ela.

Outro município que foi premiado em todas as categorias do Spaece foi Cariré, que saiu do 183º lugar para os dez melhores em todas as listagens do Spaece em cinco anos segundo a secretária de Educação do Município Virginia Souza Aguiar. "Para mudar esse quadro fizemos pesados investimentos em infraestrutura e formação de profissionais", explica. Umas das principais ações foi a aquisição de 22 ônibus escolares. O município possuía apenas um. Também houve a reforma de todas as escolas da rede municipal. "Algumas já estão recebendo climatização", destaca a secretária.

Fonte: Diário do Nordeste