Ei-las: Abastecimento de água, considerou uma calamidade vivida pelo povo desta urbe, por falta de atitude política do senhor prefeito. Saúde, por falta de especialistas, remédios, insumos e ambulâncias e a educação que se encontra abaixo de todas as cidades da região nos índices do Spaece.
Ao explanar sobre cada área, a vereadora Efigênia, fazia comparações com a gestão passada, sobretudo no concernente a educação, que os índices da ex administração eram muito satisfatórios, o segmento alcançou nas notas do Spaece, índices de proficiência em praticamente todos os anos do quadriênio 2009/2012. E contra números, pois a matemática é uma ciência exata, não existem argumentos.
Efigênia Mororó fechou o seu pronunciamento na Tribuna com a expressão: " Tá na hora de administrar, senhor prefeito, tá na hora do senhor dá uma alavancada na sua gestão..."
Ouça o discurso da vereadora Efigênia Mororó na Tribuna da Câmara Municipal de Ipu, dissertando sobre os assuntos acima elencados, com o tom de voz de sempre, a intrépida paralamentar municipal, sem sofismas, sem rodeios, sem papas na língua, direto e reto: