Total de visualizações

!!

!!

Dezenas de corpos são retirados de escombros em Gaza durante trégua

Socorristas palestinos localizaram mais de cem corpos.
Trégua teve início às 8h locais deste sábado (2h de Brasília).

Horas após o início da trégua no conflito entre Israel e Hamas, mais de cem corpos foram retirados de escombros na Faixa de Gaza, segundo a agência France Presse. A informação é de um balanço divulgado por socorristas palestinos, que também acrescentaram que os corpos foram transportados para diferentes necrotérios e hospitais da região.

Os socorristas ainda anunciaram neste sábado que mais de mil palestinos, em sua maioria civis, morreram desde o início da ofensiva israelense em Gaza.

Trégua
Às 8h locais (2h de Brasília), começou uma trégua de 12 horas de duração na Faixa de Gaza. A pausa no conflito foi comunicada pelo secretário de estado americano, John Kerry, nesta sexta-feira (25), segundo informou a agência de notícias Reuters e o jornal israelense "Haaretz".

Segundo o jornal, a trégua objetiva permitir que os palestinos busquem água e comida e que os hospitais sejam reabastecidos com medicamentos. O grupo palestino Hamas também aceitou a trégua.

O ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shukri, e o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, haviam pedido mais cedo a pausa nos confrontos entre Israel e o Hamas.

Uma reunião entre Kerry e líderes da Europa e do Oriente Médio foi marcada para este sábado, em Paris, com o objetivo de alcançar um cessar-fogo "o mais rápido possível", disse à Reuters uma fonte da diplomacia francesa.

Bombardeio na madrugada
Antes do início da trégua, na madrugada deste sábado (26), pelo menos 12 pessoas, todas identificadas como civis, morreram em um bombardeio israelense sobre um edifício de três andares na cidade de Khan Yunes, no sul da Faixa de Gaza.

O Ministério da Saúde do território palestino informou em um comunicado que o incidente aconteceu antes do amanhecer, quando as forças aéreas israelenses atacaram um conjunto residencial da cidade.
 Durante trégua de 12 horas na Faixa de Gaza neste sábado (26), palestinos tentam resgatar corpo dos escombros de uma casa destruída (Foto: AP Photo/Khalil Hamra) 
Durante trégua de 12 horas na Faixa de Gaza neste sábado (26), palestinos tentam resgatar corpo dos escombros de uma casa destruída (Foto: AP Photo/Khalil Hamra)
 Palestinos carregam o corpo carbonizado de um motorista de ambulância, morto na noite de sexta-feira em Beit Hanun, na Faixa de Gaza (Foto: AFP Photo/Marco Longari) 
Palestinos carregam o corpo carbonizado de um motorista de ambulância, morto na noite de sexta-feira em Beit Hanun, em Gaza; na manhã deste sábado, teve início trégua de 12 horas (Foto: AFP Photo/Marco Longari)
 
Fonte: G1