Total de visualizações

!!

!!

Reforma e revitalização da Igreja Matriz de Ipu, redescobrem o arquiteto Arquimedes Memória. Obras em Fase final

A conversa produtiva hoje foi com o restaurador Sérgio Tropia, responsável por coordenar o que ele está chamando de revitalização da parte interna da Igreja Matriz de São Sebastião de Ipu. O principal templo religioso desta cidade está passando por uma reforma geral há um bom tempo.

Sérgio nos afirmou que as obras de revitalização estão em fase final. Os altares estão concluídos, as pinturas da nave central e da capela também foram encerradas. E estão sendo terminados os painéis de base.
O restaurador de renome nacional, se mostrou satisfeito com o trabalho: "Estamos conseguindo até mais do que queríamos, pois quando se aplicam elementos de douramento e acabamentos internos, a mágica da arquitetura aparece". Falou Sérgio Tropia.

Dentro do projeto de revitalização do compartimento interno da Matriz está a iluminação, toda ela especial, trabalho a cargo de uma empresa da capital cearense, que está implantando uma espécie de luz cenográfica, para destacar com mais brilho e nitidez; os relevos e a arquitetura. Segundo Tropia, 70% deste serviço já foram feitos. Emendou dizendo que a fachada frontal estará pronta em 10 de agosto e em 30 de setembro toda a parte interna será concluída, tudo de acordo com o cronograma traçado.
O projeto tem tido o auxílio do restaurado português Luiz Nunes. Parceria que tem obtido excelentes resultados. O convite está feito para a visitação. Ipuenses e cidadão de outras plagas, visitam diariamente e saem encantados, deslumbrados com o que veem. E aqui eu dou o meu testemunho;  realmente a Igreja Matriz de Ipu está ficando um espetáculo de beleza!
O restaurado português Luiz Nunes
Pintura da fachada frontal a todo vapor
Sérgio Tropia revelou para a nossa reportagem, que assim como fez com a Igrejinha do Quadro, está preparando um dossiê, para ser entregue ao Pe Nonato Timbó, este editará uma cartilha com todas as informações precípuas de tudo que foi feito.

Perguntado sobre o homem que arquitetou o referido templo, Tropia não poupou elogios ao arquiteto ipuense Arquimedes Memória, contextualizou da seguinte forma: "Arquimedes encerrou com o período neoclássico, trouxe elementos internos do período gótico, fechando para entrar com muita maestria no modernismo". Essa foi a descrição feita sobre o magnífico trabalho arquitetônico de Arquimedes Memória. 
Sérgio Tropia
Acompanhe entrevista completa com o restaurador de renome nacional Sérgio Tropia: