A população de Ipu, Tem vivido uma das piores fases no seu abastecimento de água. É uma afirmativa fácil de ser feita, pois é pública e notória a situação perversa pela qual vem passando o nosso povo. Em decorrência dos invernos irregulares, do sistema de rede de água ultrapassado e da falta de políticas públicas desse e de outros governos municipais.
Embora o atual prefeito tenha perfurado poços profundos em algumas comunidades, tem se mostrado incapaz de ostensivamente enfrentar o problema da escassez do líquido precioso em Ipu. Poços artesanais é uma ação louvável, porém insuficiente para garantir aos munícipes o acesso mais fácil à água potável. se faz necessário medidas mais consistentes.
O vereador Hilton Belém na sessão ordinária da Câmara Municipal de Ipu da quinta-feira 11/09, apresentou na Tribuna, alternativas que fatalmente amenizariam o sofrimento dos cidadãos de Ipu. Uma delas é a redução da taxa de água, e o pagamento por metro consumido, a partir de 10 metros³, tendo em vista que em alguns locais não chega água há mais de um mês.
Hilton propôs a aquisição de um "dessalinizador", aparelho que tira o sal da água, alguns poços que estão sendo perfurados e até mesmo poços antigos carecem dessa intervenção. Todavia o principal seria o SAAE aumentar a captação, seja da fonte principal; o Açude Araras, ou de outras fontes d 'agua.
Acompanhe em detalhes o pronunciamento do vereador Hilton Belém, com o aparte do colega de bancada Adriano Melo:
