Total de visualizações

!!

!!

'Shopping Chão': Feira livre de Ipu é destaque no Diário do Nordeste


 Ipu. O relógio aponta quase cinco horas da manhã. É quinta-feira e um aglomerado de feirantes disputa um espaço no meio das ruas e calçadas aonde se concentra a tradicional Feira "Shopping Chão". Um corredor multicultural que reúne desde sacoleiros, pequenos produtores, vendedores ambulantes, comerciantes, violeiros a vendedores de algodão doce, naquele que é o maior comércio ao ar livre do interior cearense.

A Feira "Shopping Chão", que acontece semanalmente, tem projetado os segmentos de vestuário, hortaliças, cereais (arroz e feijão), bem como algumas iguarias regionais como rapadura, farinha, macaxeira e carne do Sol. Este cenário positivo favorece, principalmente, o setor de agropecuária, aquecendo as finanças dos agricultores e donos de engenho. A variedade em produtos apresentados na Feira atrai clientes e vendedores de diversos lugares do Brasil.
Por outro lado o famoso "shopping chão" no Centro de Ipu, que atrai centenas de sacoleiras para a cidade todas as semanas, pode representar uma grande alternativa de negócios formais se for regulamentado. Segundo o presidente da CDL de Ipu, o comerciante Sebastião Martins de Sousa Filho, a Feira gera renda livre tanto para as famílias da região, como para pessoas de outras localidades, devido ao sistema de revenda e circulação interna do dinheiro que é arrecadado. "O ramo de vestuário é o mais forte da localidade. Essa feira intensifica ainda mais esse segmento, que traz um retorno econômico muito positivo para a cidade. É um mercado que atrai revendedores de diversas cidades, inclusive de Fortaleza".
Economia qualificada
Além dos atrativos econômicos do mercado livre das feiras que a cidade proporciona, este mês, o comércio varejista contou também com um reforço nas vendas graças ao Dia das Crianças, data comercial, que trouxe bons resultados. O Presidente da CDL, que atua no ramo de móveis e eletroeletrônicos, diz que a grande febre no Dia das Crianças foram os smartphones e tablets. "As vendas tiveram um crescimento considerável de 15% para 20%, em relação ao ano passado. Nós buscamos inovar e atuar com uma receita que sempre dá certo: realizar promoções para atrair a clientela. Isso gerou um saldo positivo", informou.
A empresária do setor de confecções e calçados, Tânia Maria Melo, também apostou nas promoções e descontos para este mês. "Tivemos boas vendas, principalmente no começo de outubro, pois é o período em que os clientes recebem o seu dinheiro e vem para a loja gastar. No Dia das Crianças intensificamos as promoções e garantimos um excelente resultado", conta.
Para Sebastião Martins, as feiras livres aquecem e dão dinamismo à economia da cidade. "É importante a existência das feiras livres para a nossa economia, porque nos serve como linha de extensão auxiliar para movimentar o comércio. Geralmente quem vem à feira sempre dá aquela passadinha no varejo para complementar as suas compras", justificou.
A CDL de Ipu tem articulado, ao longo desse segundo semestre, vários processos de qualificação da classe empresarial do município. De acordo com o presidente da entidade, o principal problema dos comerciantes da região é o descontrole financeiro. "Devido a esse dilema, nós passamos a realizar cursos e palestras com o objetivo de trazer mais informação, pois o conhecimento é a base de tudo. A nossa meta é otimizar o esforço do lojista", completa.
Com cerca de 60 associados, a entidade também tem buscado regularizar os inadimplentes, para que estes possam sanar as suas dívidas e aproveitar as compras do fim do ano.
Natal
Neste ano, Martins afirma que a CDL não realizará ações em dezembro com brindes, mas se diz confiante com o rumo que o comércio está tomando. Aguardamos um crescimento favorável de 15% nas vendas em relação ao mesmo período de 2013.
O empresário da loja Center Sat, Eramar Souza, está se preparando para o próximo mês, pois ele acredita que os primeiros 15 dias são os melhores para compras. "O segredo é ganhar a simpatia do consumidor através das facilidades com parcelamento e a realização de promoções. Para este fim de ano, estimamos que as vendas no setor de eletrônicos possam atingir 30%", relata.
Turismo
Localizado a 295 km de Fortaleza, o município de Ipu é conhecido por suas belezas naturais, um dos pontos mais atrativos é a famosa "Bica do Ipu", o balneário se destaca por ser a maior queda d'água do Nordeste e uma das mais altas do País. A denominação da cidade faz alusão a toda paisagem que o espaço representa, em tupi, língua indígena, a palavra Ipu representa água que cai do alto.
Os banhos na Bica ganharam destaque nas páginas do romancista José de Alencar, ao descrever os banhos da "Virgem dos lábios de mel", Iracema. O belo espetáculo da natureza é retratado pelas águas límpidas que despencam em jorros de prata formando assim um verdadeiro "véu de noiva", quem vai ao município se encanta com a beleza.

 Mais informações
Serviço: CDL - IPU
Presidente: Sebastião Martins de Sousa Filho
Cidade: Ipu - Fone: (88) 3683.2773
E-mail: cdlipu@hotmail.com
Fonte: Diário do Nordeste