O tremor ocorreu às 10H31 local (00H31 Brasília) sob o oceano, segundo o USGS. O Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico informou a ocorrência de "vagas nas costas situadas dentro de um raio de 300 quilômetros" do epicentro. Até o momento não há informação sobre vítimas ou danos.
De acordo com o alerta, as ondas poderão chegar a zonas da costa da Indonésia, Filipinas, Japão, Taiwan e as ilhas do Pacífico Sul. Vagas de 30 cm a 1 metro devem atingir partes do litoral da Indonésia, enquanto vagas de 30 cm estão previstas para a costa das Filipinas, precisou o Centro de Alerta de Tsunami.
"Emitimos rapidamente um alerta de tsunami", disse à AFP um funcionário da agência sismológica indonésia.
Julius Galgiano, sismólogo do governo filipino, informou que seu país também emitiu um alerta de tsunami, mas não há ordem de evacuação diante da perspectiva de vagas menores.
A Indonésia está no "Cinturão de Fogo" do Pacífico, onde o encontro de placas continentais provocam frequentes abalos sísmicos e vulcões.
Em 2004, um violento terremoto submarino provocou uma gigantesca tsunami que deixou mais de 170 mil mortos na província de Aceh, na ilha indonésia de Sumatra, além de dezenas de milhares de vítimas em outros países em torno do Oceano Índico.

Por
causa do terremoto seguido de tsunami, além das diversas réplicas que
se seguiram após o tremor de 8,8 graus de magnitude, os japoneses
encontraram imensas dificuldades para se locomover. O metrô de Tóquio
foi paralisado, os carros ficaram detidos nas estradas e os aeroportos
foram fechados. Na foto, pessoas se aglomeram em pontos de ônibus na
capital japonesa, logo após forte tremor e tsunami atingirem a costa
leste do país Leia mais Jiji Press/AF
Fonte: Uol Notícias