Fraude
O segmento de Telefonia respondeu pelo maior número de ocorrências, com 773.340
No ano passado, foram registradas 2.039.588 tentativas de fraude conhecida
como roubo de identidade em todo País, isto significa que há uma
tentativa de falsificação ideológica a cada 15,5 segundos no Brasil,
segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes –
Consumidor.
Este resultado representou queda de 7,5% em comparação a 2013, ano em
que foram registradas 2.204.158 tentativas (uma a cada 14,5 segundos).
De acordo com economistas da Serasa Experian, a estagnação da economia e
a menor disposição do consumidor em ampliar seus gastos e compromissos
financeiros durante o ano passado reduziram a ida das pessoas ao
mercado, diminuindo o universo potencial aos fraudadores para aplicar
seus golpes.
Telefonia
O segmento de Telefonia respondeu pelo maior número de
tentativas de fraude em 2014, com 773.340, 37,9% do total registrado no
ano. Este número representou queda de 18,7% em relação o volume
registrado pelo setor em 2013.
Já o setor de serviços, que inclui construtoras,
imobiliárias, seguradoras e serviços em geral, teve 648.509 registros,
equivalente a 31,8% do total. Em relação a 2013, houve queda de 1,4%.
O setor bancário foi o terceiro do ranking, com
420.303 tentativas, 20,6% do volume registrado no ano. O setor observou
alta de 5,2% em relação aos registros de 2013.
Já o segmento varejo registrou 159.957 tentativas de
fraude contra o consumidor, correspondendo a 7,8%. O número de
tentativas de fraude do setor apresenta uma ligeira queda de 0,5% em
relação a 2013.
O ranking de tentativas de fraude de 2014 é composto ainda por demais
segmentos, que totalizaram no ano passado 2.847 tentativas (1,8% do
total).
Fonte: Diário do Nordeste