Total de visualizações

!!

!!

Detenta usa celular para postar foto em rede social

Auri Moura costa
Uma interna do Instituto Penal Auri Moura Costa postou fotos em uma rede social com outras colegas de cela. Segundo a Secretaria de Justiça, elas foram punidas
Mais um caso envolvendo o uso de celulares em celas de presídios cearenses veio à tona, após publicações nas redes sociais. Uma mulher, interna do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, mantinha um perfil no Facebook, onde postou fotos de dentro da cela ao lado de outras detentas.

De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), as imagens foram registradas neste mês de janeiro. A interna foi identificada e devidamente penalizada com o isolamento. Segundo a Pasta, apenas uma das mulheres alimentava perfil na rede social de dentro do Instituto Penal Feminino.

"A Secretaria informa que as internas que aparecem em fotos nas redes sociais foram todas identificadas e todas passam por sanção disciplinar. A Sejus teve conhecimento da página na última semana e determinou uma vistoria imediata nas celas da internas. O procedimento foi realizado pelo Grupo de Apoio Penitenciário (GAP)", disse o órgão, através de nota.

Na vistoria citada, foram apreendidos 13 aparelhos celulares e três chips telefônicos. A Secretaria ainda ressaltou que está reforçando o trabalho de prevenção para evitar o uso de celulares por parte dos internos. Um aparelho body scanner deverá ser instalado na unidade feminina.

Ameaças
No último dia 22, o jornal publicou matéria em que denunciava a publicação de um vídeo feito dentro da Unidade Penitenciária Francisco Adalberto de Barros Leal (UPFABL), antiga CPPL de Caucaia, conhecida como "Carrapicho". No vídeo, também divulgado nas redes sociais, os detentos faziam ameaças a inimigos fora da cadeia.

Na ocasião, o secretário da Justiça, Hélio Leitão, afirmou que as imagens do vídeo foram gravadas há alguns meses e os internos que aparecem na gravação foram identificados e sofreram sanções disciplinares e foram transferidos de cela.

Conforme Leitão, os aparelhos eletrônicos utilizados foram apreendidos.



Fonte: Diário do Nordeste