Total de visualizações

!!

!!

Polícia Federal prende quadrilha que burlava emissão de passaportes

Crime
O grupo não obedecia etapas legais no procedimento de emissão do documento 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) a Operação Password, que investiga associação criminosa formada por despachantes e funcionários terceirizados da própria instituição que atuam no Setor de Passaporte da Superintendência Regional no Ceará.


De acordo com o órgão, a investigação conduzida há seis meses pela inteligência do órgão revelou que despachantes pagavam dinheiro e prestavam vantagens indevidas a funcionários terceirizados da Delegacia de Polícia de Imigração para conseguirem a antecipação injustificável do atendimento para a obtenção do documento. A quadrilha atuava ainda na emissão do passaporte burlando os procedimentos legais.

Segundo a PF, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão temporária e 8 mandados de condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal no âmbito do Inquérito Policial instaurado pela Polícia Federal. Os presos responderão pela prática dos crimes de corrupção ativa e passiva e organização criminosa.

A Superintendência da Polícia Federal no Ceará orienta os cidadãos interessados na obtenção de passaporte a evitarem o pagamento de qualquer valor a título de atendimento antecipado. O procedimento de antecipação está disponível para qualquer pessoa que demonstre a necessidade de emissão do documento antes da data do agendamento regular, bastando dirigir-se ao posto de emissão de passaportes com a documentação necessária.



Fonte: Diário do Nordeste