Total de visualizações

!!

!!

Ceará confirma 32 casos de sarampo

Boletim
Massapê é o município com a maior incidência de infectados 
A Prefeitura realiza, durante o carnaval, uma série de ações de vacinação e esclarecimento sobre o sarampo
Kiko Silva
Responsável por concentrar um terço dos casos de sarampo nas Américas em 2014, o Ceará registrou novas ocorrências da doença nesta semana. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (13), o Estado registrou cinco novos casos desde o último dia 5 de fevereiro deste ano. 
  Com o surto da doença viral, o Ceará encontra-se em estado de alerta. O número de infectados que, até então, totalizava 27, passou para 32 no período de uma semana. A intensa disseminação é resultado da facilidade do vírus em ser transmitido e atinge, principalmente, as crianças. A confirmação da doença é obtida através da sorologia para sarampo com resultado IgM Reagente e IgG não reagente, sem história vacinal nos últimos 21 dias.

O boletim epidemiológico traz Massapê como o município possuidor da maior incidência de casos de sarampo do 100 mil habitantes (352,4), seguido por Uruburetama (300,7). Forquilha (80,2), Martinópole (57,4), Senador Sá (56,8), Sobral (43,0) e Meruoca (42,7).  Desde que o surto de sarampo começou, em dezembro de 2013, já foram registrado 728 casos da doença em todo o Estado.

Na tentativa de evitar que o atual surto se espalhe para outras regiões do mundo, em especial do continente americano, onde a doença está em processo de erradicação, técnicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) chegaram, nesta semana, ao Estado para monitorar o avanço da enfermidade na Capital e no Interior.

Vacinação
De acordo com a Sesa, entre os casos confirmados, 27,4% são em crianças com menos de um ano de idade. A vacina é considerada eficaz em 97% dos casos e deve ser aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida da criança. Mesmo após o fim das campanhas de vacinação do Ministério da Saúde, a imunização contra o sarampo (a tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba) é disponibilizada nos postos de saúde do Estado.

Campanha
Durante o período de carnaval a Prefeitura de Fortaleza vai realizar uma série de ações de combate ao sarampo. O Bailinho Infantil, no Passeio Público, as apresentações do Bloco Luxo da Aldeia no Mercado dos Pinhões e o Trenzinho da Avenida Beira-Mar são exemplos de locais que receberão as equipes de saúde, que aplicará vacinas e prestará esclarecimentos sobre a doença.

Outros pontos de grande movimentação também vão receber os profissionais de saúde, como o Cometa Supermercado, na Barra do Ceará; o Hiper Bompreço e o Assaí, na Bezerra de Menezes; o Super Lagoa, na Vila Velha; e o Supermercado Guará, no Presidente Kennedy. A sala de vacina do Posto de Saúde Paulo Marcelo, na rua 25 de Março,  aplicará vacina contra sarampo durante todo o Carnaval, das 8 às 17h.



Fonte: Diário do Nordeste