A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) decidiu aplicar a reforma administrativa disciplinar ao subtenente da Polícia Militar Ronaldo Moreira da Silva, medida que o afasta das funções operacionais e o transfere para a inatividade com proventos proporcionais, como forma de sanção.
A decisão foi publicada no Boletim nº 147, de 8 de agosto de 2025, e é resultado de um processo conduzido pelo Conselho de Disciplina e Correição, que avaliou a gravidade dos fatos e aplicou a penalidade com base no Código Disciplinar da PMCE e na Lei Complementar nº 98/2011.
O subtenente foi filmado arrastando um cachorro amarrado a uma moto na cidade de Ipu, no interior do Ceará. De acordo com a CGD, ele pilotava a motocicleta com seu filho de cinco anos na garupa e o animal amarrado, sendo arrastado pelo chão. O caso ganhou repercussão e, segundo o órgão, o policial ainda reagiu à prisão, sendo necessário o apoio do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) para contê-lo.