Total de visualizações

!!

!!

Fechamento de comportas do Açude Araras vai afetar 20% da população de Sobral

A decisão de fechar as comportas do açude Araras para garantir o abastecimento de 8 cidades está preocupando municípios que ficam às margens do rio Acaraú. 

Em Sobral, por exemplo, a medida deve afetar cerca de 20% da população. Para tentar evitar prejuízos, o município busca outras soluções para garantir o abastecimento hídrico da região.

O açude Paulo Sarasate, também conhecido como Araras, fica em Varjota, a 297Km de Fortaleza. O reservatório tem capacidade para um bilhão de metros cúbicos de água. 

Mas os três anos de seca prolongada reduziram o volume a um nível preocupante. Hoje está com menos de 9% da capacidade. 

O reservatório garante o abastecimento direto das cidades de Varjota, Reriutaba, Ipu, Pires Ferreira, Ipueiras e Hidrolândia. 

Através de adutoras recém-inauguradas, a água também é levada para Nova Russas e Crateús que enfrentam situação crítica de racionamento desde o ano passado. 

De acordo com o Governo do Estado, foi feito um planejamento para a região e as cidades que são abastecidas pelo açude Araras terão outras alternativas, como poços e adutoras de montagem rápida.

Apenas quando as medidas estiverem em vigor é que as comportas do reservatório serão fechadas para garantir a segurança hídrica das sedes que fazem captação da água direto da barragem.





 


Fonte: TV Diário