Total de visualizações

!!

!!

Acusado de tráfico investigado por compra de habeas corpus é preso

Operação
PF cumpriu mandados de busca e apreensão na sede do TJCE
Natinho Rodrigues

Um homem, acusado de tráfico de drogas, foi preso por agentes da Polícia Federal (PF) em Fortaleza. Ele é investigado por ter participação no esquema que negociava habeas corpus durante os plantões de fim de semana e feriado do sistema judiciário cearense. 

A Polícia Federal afirmou que não iria comentar nenhuma ação envolvendo o caso, por se tratar de segredo de Justiça.

Deijair de Sousa Silva foi conduzido à sede da PF, em Fortaleza, onde prestou depoimento. Por possuir mandado de prisão em aberto, ele permaneceu detido, sendo o único dos conduzidos coercitivamente a não ser liberado após ser ouvido pelos federais.

O homem havia sido preso em 24 de abril de 2013 com outros dois homens. Eles foram detidos com um carregamento de 101,7 kg de pasta-base de cocaína, além de dinheiro, pistolas, munição, joias e celulares.

Pouco mais de três meses depois, em julho daquele ano, ele foi solto durante um plantão de domingo pelo desembargador Carlos Rodrigues Feitosa. O magistrado foi afastado do cargo no começo deste mês, suspeito de participar da rede negociadora de liberações.

O advogado de Deijair também é alvo da investigação do Superior Tribunal de Justiça (STF). Ele, inclusive, já prestou depoimento.

A PF e o STF deflagraram a operação no último dia 15, quando cerca de 20 pessoas prestaram depoimentos, incluindo o desembargador Carlos Feitosa, outros dois magistrados aposentados, advogados e assessores do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

A suposta venda de habeas corpus a criminosos foi
denunciada em abril de 2014
pelo então presidente do TJCE, desembargador
Luiz Gerardo de Pontes Brígido
.



Fonte: Diário do Nordeste