Fato público e notório que a deputada estadual Augusta Brito (PCdoB), mais votada em Ipu no pleito passado, apoiada pelo prefeito Sérgio Rufino (PCdoB) , tem o desejo incontido que a UFI (Universidade Federal da Região da Ibiapaba) seja instalada na cidade de São Benedito, caso seja avalizada sua construção para a Ibiapaba.
Augusta em um evento político em São Benedito, cidade que tem como prefeito seu esposo (Gadyel), declarou a vontade e a luta para que essa extraordinária edificação contemplasse a terra do Santo Preto. Porquanto a parlamentar tem envidado esforços para que São Benedito parta na frente de todas as outras cidades concorrentes, inclusive Ipu, onde recebera uma expressiva votação, determinante para a sua eleição.
Prefeito do Ipu tem demonstrado uma certa apatia nesse pleito da UFI, sem nenhuma força política. Está dando por perdido? seria uma resposta ao povo desta urbe, sobretudo os eleitores ipuenses que votaram na Augusta Brito, que por alguma razão a deputada não nos deve nada, em termos de compromisso político? São perguntas de fáceis respostas. Quem se atreve a responder afirmativamente?
A nossa reportagem teve acesso ao requerimento de autoria da deputada Augusta Brito, endereçado ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Zezinho Albuquerque, para a realização do evento intitulado: "Debater sobre a instalação da Universidade Federal da Região da Ibiapaba- UFI-". Cujo o encontro com os deputados, prefeitos da região, acontece no dia 03 de julho de 2015, ás 09h da manhã, no Liceu de São Benedito.

