Total de visualizações

!!

!!

Fim de semana registra fugas, descoberta de túnel e morte em unidades prisionais





Túnel foi descoberto na madrugada deste domingo (19) ( Foto: VC Repórter/Whatsapp )
Apesar de não registrarem rebeliões nos últimos dias, os presídios do Estado registraram diversas ocorrências que expõem a grave crise do sistema prisional. Entre a noite da sexta-feira (17)  e este domingo (19) foram registradas duas fugas, a descoberta de um túnel e a morte de um prisioneiro. Todos os casos ocorreram no Complexo Penitenciário Itaitinga II. Isso mesmo com a presença da Força Nacional.

O mais recente ocorreu na madrugada deste domingo, com a fuga registrada na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) IV. A Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) confirmou a fuga, mas informou que o número de detentos que escaparam só será confirmado após uma contagem a ocorrer depois do horário de visitação. O órgão também não explicou como os prisioneiros conseguiram fugir.

Na CPPL II os agentes penitenciários conseguiram evitar outra fuga ao encontrar um túnel cavado na unidade. As imagens feitas dentro do presídio foram enviadas através da ferramenta VC Repórter/Whatsapp. A Polícia investiga o caso.

Também neste domingo um preso foi encontrado morto na CPPL III. As circunstâncias da morte, entretanto, ainda não foram divulgadas. 

Na noite da sexta-feira (17), outro grupo de detentos fugiu do Centro de Execução Penal e Integração Social, também no complexo de Itaitinga. Eles escaparam amarrando escadas na parte externa da unidade. Uma fonte da Polícia informou que mais de 30 escaparam da unidad, mas a Sejus estimou em sete. Seis deles foram recapturados por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Longe de Itaitinga, em Sobral, na região norte do Estado, a crise do sistema carcerário teve mais um episódio na tarde da sexta-feira, com uma rebelião na Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS). A revolta foi registrada em vídeos divulgados de dentro da unidade pelos próprios detentos. Também foi ateado fogo em alguns espaços de convivência.

Confira as imagens da rebelião em Sobral:





Fonte: Diário do Nordeste