Total de visualizações

!!

!!

Humoristas reivindicam título de terra do humor; confira entrevista

13461336_1091507290906710_296272671_o

E teve piada no meio da comissão (Foto: João Neto)

Que o Ceará é a terra do humor todo mundo já sabe. Mas os humoristas cearenses resolveram ir atrás de oficializar o título. Por meio da Comissão de Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa do Ceará, um grupo de humoristas, já conhecido do grande público, formado por Lailtinho Brega, Ciro Santos e Jader Soares participaram de uma audiência pública para debater o projeto de lei de n°  220/15, do deputado Bruno Pedrosa (PP). O documento trata do reconhecimento do Ceará como “Terra do Humor“.

O presidente da Comissão, deputado Bruno Pedrosa lembrou que apesar do humor cearense ser nacionalmente conhecido, seus profissionais vem enfrentando dificuldades no que diz respeito ao apoio das secretarias de Cultura para suas apresentações. “Queremos que o Ceará seja formalmente reconhecido como a terra do humor e que essa atividade seja fortalecida”, explicou o parlamentar.

Para o presidente da Associação dos Humoristas do Ceará, Lailtinho Brega, o objetivo da categoria é continuar desenvolvendo seu trabalho com qualidade. “Se somos a Terra do Humor, precisamos de apoio para os profissionais dessa atividade. Os espaços culturais quase nunca estão abertos para nossos humoristas. Além disso, precisamos de pelos menos três meses em cartaz para custear nossa produção, o que é impossível nos teatros daqui”, relatou.

Assista:



De acordo com o presidente do Sindicato dos Humoristas do Ceará, Ernesto Martins, faltam políticas públicas para o humor. “Temos algumas leis sobre o humor, mas poucas elaboradas com nossa participação. Poucos são os editais voltados para estes profissionais por parte das secretarias de Cultura, portanto, sustentamos o humor cearense sozinhos”, ressaltou.

Representando a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), a diretora do Teatro Cine São Luis, reconheceu que faltam políticas públicas voltadas para o humor, mas que a Secult vem mudando essa realidade.”Nossos espaços estão sim abertos para humor, mas dificilmente os artistas vem nos propor algum espetáculo. Então acho também que está faltando a procura formal pelos espaços. Estamos com vários editais para sair que contemplarão várias categorias e queremos sim investir também na capacitação de artistas com cursos para redatores, figurino, cenário, dentre outros”, declarou a diretora.




Fonte: Diário do Nordeste