Total de visualizações

!!

!!

Pesquisadora de São Paulo chega ao Ipu pelos "Caminhos de Iracema", mas se frustra ao se deparar com a serra sem a Bica

 

Uma pesquisadora da cidade de Botucatu, interior do estado de São Paulo, chega ao Ipu pela segunda vez, percorrendo os "Caminhos de Iracema", documentário  áudio visual do Grecom ( Grupo de Estudos da Complexidade). 

A pesquisadora Renata Sartori, esteve no Ipu pela primeira vez, no ano de 2010, quando estava sendo construído o restaurante Bica Parque. Na época a Bica estava jorrando muita água, o que a deixou encantada. Naquela ocasião Renata Sartori uma apaixonada pelo Romance de José de Alencar, estava fazendo um trabalho do seu doutorado que tinha como tema a história do mito Iracema. 

Renata pretende colher em Ipu um vasto material sobre os encantos, os vultos históricos, da cidade onde nasceu a índia mais famosa do Brasil. A pesquisadora continua deslumbrada com o Ipu, mas ficou deveras frustrada ao olhar para a serra, o paredão rochoso e não encontrar mais a Bica do Ipu, onde conta a lenda; Iracema lavava seus longos cabelos negros. 


Confira na sonora abaixo o bate-papo produtivo que a nossa reportagem teve com a pesquisadora oriunda de Botucatu, interior do estado de São Paulo: